Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP cria o Museu das Favelas, um espaço de construção coletiva

Espaço público mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa tem objetivo de fazer a conexão de pessoas e valorizar suas origens

7 dez 2022 - 12h26
(atualizado em 7/12/2022 às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma cidade como São Paulo é composta por diversas realidades. Ao andar pela cidade, muitas vezes até em um mesmo bairro, podemos nos deparar com todos os tipos de pessoas, de moradias, com a riqueza, a pobreza, lugares arborizados, outros quase sem cobertura vegetal.

Foto: Crédito Carlos Pires / Meu Passeio

Para permitir que todas estas populações se encontrem em um espaço comum que valorize as experiências das periferias, de comunidades quilombolas, ribeirinhos e gente de todas as raças que compartilham histórias de trabalho, resistência e superação, surge o Museu das Favelas, um equipamento público da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Palácio dos Campos Elíseos

O museu fica no Palácio dos Campos Elíseos, uma construção tombada historicamente e que pertenceu a um dos barões do café, Elias Antônio Pacheco e Chaves, que residiu no palacete com a família até 1903, quando faleceu.

Anos depois, a viúva e os filhos venderam o imóvel ao Estado, que passou a se chamar Palácio dos Campos Elíseos que, com seus 4 mil metros quadrados e 4 pisos, passou a ser a sede do governo e residência do governador de São Paulo.

O nome do bairro, inclusive, é inspirado no bairro francês Champs-Élysées pois, naquela época, a cidade de São Paulo, estava vivendo um processo de urbanização que seguia modelos franceses.

A obra foi projetada pelo arquiteto Matheus Häusler, que também participou da construção do Viaduto do Chá, outra construção paulistana histórica.

Sendo assim, o passeio ao Museu das Favelas já é muito legal para fazer com as crianças, tanto pela programação gratuita que acontece por lá, quanto por estar em um endereço cheio de história.

Por falar em programação, lá acontecem oficinas para profissionais da educação, para empreendedores, rodas de conversa, programação cultural e muita atividade bacana. Acesse a página, confira a agenda e planeje para fazer este passeio com a família.

O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até às 17h. A entrada é gratuita.

Tire suas dúvidas sobre o Museu das Favelas aqui

  1. Onde fica o Museu das Favelas? Fica na Av. Rio Branco, 1269;
  2. Quanto custa o ingresso? Tem entrada gratuita;
  3. Podem ir pessoas de todas as idades? Sim;
  4. Como faço para ir de transporte público? Fica próximo da Estação Júlio Prestes (Linha 8 - Esmeralda) da CPTM; As estações de metrô mais próximas são Santa Cecília (Linha 3 - Linha Vermelha) e Luz (Linha 1 - Azul e Linha 4 - Amarela). Ônibus: O Museu fica ao lado do Terminal de Ônibus Princesa Isabel. Neste site dá para conhecer as linhas de ônibus que operam na região;
  5. O museu fica em um prédio histórico? Sim, a construção é tombada, tem 4 pisos e 4 mil metros quadrados.

*Com informações da Wikipedia.

Dados do passeio:

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade