PUBLICIDADE

Do Grajaú a estilista do ano: conheça Milena Nascimento

Jovem é fundadora e diretora criativa da marca de moda marginal Mile Lab sendo premiada na Geração Glamour 2022

30 nov 2022 - 14h41
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Instagram/@mile.nx

Cria do Grajaú, periferia do extremo Sul da Capital Paulista, Milena Nascimento é uma jovem estilista de 23 anos que leva o nome da sua comunidade, onde tudo começou, ao topo. Ela vem revolucionando a periferia com sua marca de moda marginal Mile Lab, criada em 2017, como uma realização de um sonho e por uma independência financeira. 

Há pouco mais de um mês, a jovem chamou a atenção ao receber o prêmio de estilista do ano na Geração Glamour 2022, evento que desde 2014 homenageia mulheres destaques nas artes, no entretenimento, na ciência, no ativismo e engajamento social, na tecnologia, na moda e na beleza.

A jovem sempre enxergou a moda como uma ferramenta de transformação social. Por isso, a designer Milena denomina o seu trabalho como "moda marginal", que faz questão de levar às passarelas. 

Em seu discurso após a premiação, Milena ressaltou a importância e a inspiração da favela no seu trabalho. “Pra quem é de favela, o negócio nunca foi fácil. Temos de correr 3 vezes mais. Essa é uma razão por eu receber esse prêmio.  Você corre pra sobreviver, pela comunidade e pelos seus sonhos. Enquanto eu estava tentando sobreviver durante minha vida toda, eu também lutei por isso aqui”.  

Ela também fez questão incentivar e alimentar os sonhos de jovens da periferia. “Pra molecada, acredite em você, na sua arte, e confia em quem te guia. Você não está sozinho. E pra Milena, uma criança de 8 anos, favelada, filha da Edna, que rabiscou sua primeira roupinha e sonhou em ser estilista, você conseguiu menina! Satisfação Glamour, por reconhecer um sonho marginal!”. 

Inspirada pelas suas avós que dominavam a costura, Maria Nascimento e Arlene Soares, Milena se apaixonou por moda aos 18 anos, e, aos 22, estreou no São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda da América Latina. Em 2021, a jovem voltou ao evento e apresentou um desfile-manifesto histórico, o FLVXO MILENVR.

Na ocasião, Milena revolucionou a São Paulo Fashion Week. Ela transformou o desfile da marca em um grande protesto contra a própria a SPFW. Ela conta que já fez o que tinha de fazer nas passarelas da SPFW. Para o futuro da sua marca, Milena espera uma revolução ainda maior. “Agora é focar 100% no progresso pra cena da moda nacional periférica”. 

Atualmente, durante a Copa do Mundo do Qatar, a estilista criou uma coleção exclusiva verde-amarelo, com o intuito de resgatar as cores da camisa do Brasil na quebrada. 

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade
Publicidade