Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aumenta o número de pessoas baleadas dentro de casa nas periferias de três capitais

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta 362 pessoas baleadas no Rio de Janeiro, Salvador, Pernambuco e Belém

6 out 2025 - 07h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Recife concentrou quase metade dos casos, Rio de Janeiro teve o maior aumento e somente em Belém do Pará diminuiu a quantidade de baleados dentro de casa. Homicídios e tentativas representam a grande maioria dos casos, 64%. O segundo motivo de disparos são operações policiais.
Manifestação contra violência na periferia de Salvador. Na capital e cidades vizinhas, 101 pessoas foram baleadas dentro de casa.
Manifestação contra violência na periferia de Salvador. Na capital e cidades vizinhas, 101 pessoas foram baleadas dentro de casa.
Foto: Rovena Rosa/AB

Ao menos 362 pessoas foram baleadas dentro de casa entre janeiro e setembro de 2025 em capitais e cidades das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Salvador, Pernambuco e Belém. O levantamento do Instituto Fogo Cruzado aponta alta letalidade: 307 morreram, ou 85%.

“Há múltiplas origens, desde a política de segurança pública centrada no confronto, que coloca moradores na linha de tiro, até questões estruturais de violência de gênero e disputas entre grupos armados que invadem a privacidade e segurança dos lares”, explica Tailane Muniz, coordenadora Regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia.

Das 24 vítimas de balas perdidas e 75 mortes ocorridas em ações policiais – a segunda causa de disparos de arma de fogo dentro de casa – as ocorrências “se concentram majoritariamente em áreas periféricas e territórios mais conflitados, onde historicamente há maior incidência de tiroteios. Essas vítimas atendem, sim, ao perfil territorial periférico que marca a violência armada nas regiões que mapeamos”, diz a especialista do Fogo Cruzado.

Das regiões mapeadas, Belém do Pará foi a única com diminuição de letalidade, com queda significativa de 45%. Porém, praticamente todas as pessoas atingidas por disparos (34) morreram (33). No mesmo período do ano passado, os números eram bem maiores: 62 pessoas foram baleadas, com 48 mortes.

Vila da Barca, em Belém. A capital e cidades vizinhas, como Ananindeua e Barcarena, registraram menos baleados dentro de casa
Vila da Barca, em Belém. A capital e cidades vizinhas, como Ananindeua e Barcarena, registraram menos baleados dentro de casa
Foto: Leonardo Kawabe

Veja os índices nas outras três capitais e regiões metropolitanas mapeadas pelo Instituto Fogo Cruzado, na comparação entre janeiro e setembro do ano passado e deste. São 57 municípios.

Rio de Janeiro registrou o maior aumento de mortes

Baleados dentro de casa: 53

Mortes: 37

Feridos: 16

Aumento: 83%.

Salvador teve pequeno aumento de casos

Baleados dentro de casa: 101

Mortes: 91

Feridos: 10

Aumento: 20,24%

Pernambuco concentra a maioria dos casos

Baleados dentro de casa: 174

Mortes: 146

Feridos: 28

Aumento: 5,45%

Fonte: Visão do Corre
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade