PUBLICIDADE
Logo do

Cruzeiros › Destinos

Neve e esporte radical dão o tom em cruzeiro à Terra do Fogo

Cidade nasceu para abrigar um presídio e se tornou destino turístico o ano todo

21 jul 2015 13h00
| atualizado em 22/7/2015 às 09h40
ver comentários
Publicidade

Ponto mais austral do planeta, o Ushuaia, na Argentina, faz parte da rota de cruzeiros que passam pelo extremo sul do continente, especialmente entre setembro e abril. A beleza natural, em especial a neve, e os esportes radicais são seus principais atrativos. Na temporada 2016 de cruzeiros será possível embarcar em Santos a bordo de um navio que fará escala nesse destino.

O Ushuaia tem uma história peculiar. A cidade é capital da Província da Terra do Fogo e foi fundada em 1884. Localizada entre os montes Martial e Olivia, pertencentes a cordilheira dos Andes, e os vales glaciais, ela surgiu para abrigar um presídio devido sua localização isolada que não permitia fugas. Como o Ushuaia fica em um ponto estratégico para a navegação, o governo Argentino resolveu povoar a região para demarcar território.

Por ser distante de tudo, a Terra do Fim do Mundo recebeu a Penitenciária dos Reincidentes, transferida a partir de Buenos Aires, situada a mais de 3,6 mil quilômetros dali. O presídio foi erguido pelos próprios presos e funcionou até 1947. Atualmente, o prédio abriga o Museu da Penitenciária e o Museu Marítimo, duas atrações para os visitantes. Uma das maneiras de chegar ao local é de trem, em uma linha regular chamada de Trem do Fim do Mundo, outra atração turística da cidade.

Esportes na neve
Uma das principais atrações do Ushuaia são as montanhas para prática de esportes na neve como ski e snowboard. Uma das principais é a de Cerro Castor, a meia hora do centro da cidade. Mesmo durante a temporada de cruzeiros, feitos na primavera e no verão, o Ushuaia é um bom destino para esquiadores. Ela está a apenas 800 quilômetros da Antártida, o que prolonga a neve na região.

Estação de ski Cerro Castor é uma das que oferece esportes de frio
Estação de ski Cerro Castor é uma das que oferece esportes de frio
Foto: Cerro Castor/Divulgação

O alpinismo também é bastante popular no Ushuaia e outra opção para quem faz escala na Terra do Fim do Mundo. Para quem quer experimentar a vida da cidade, os centros de inverno oferecem atividades como patinação no gelo, passeio em tratores de neve (snowcat), caminhadas com raquetes, trenós puxados por cães, escaladas e passeios em carros 4x4. Quem tiver coragem pode se arriscar em mergulhos nas águas geladas, canoagem, cavalgadas, tours de bicicleta e pesca esportiva.

Compras
Como zona livre de impostos, o Ushuaia é ainda um paraíso de compras. Na cidade é possível encontrar várias quadras repletas de lojas com mercadorias provenientes de todo o mundo, com ótimos preços.

O Ushuaia também é um dos melhores lugares da América do Sul para fazer uma selfie. A imagem clássica para guardar é uma foto em frente a placa do Fim do Mundo. Quem quiser mais provas de que esteve no Ushuaia pode pegar nas agências de turismo um certificado de estadia no Fim do Mundo, sem custo.

Veja roteiro:

14 noites - Cruzeiro a bordo do Rhapsody of the Seas, da Royal Caribbean International, com partida de Santos em 14 de fevereiro de 2016. Escalas em Buenos Aires, Puerto Madryn e Ushuaia, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, Cabo Horn, Punta Arenas e Valparaíso (desembarque) no Chile, além de travessia pelos fiordes chilenos e pelo Estreito de Magalhães. Cabines a partir de R$ 3.709 por pessoa, mais vagas.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade