Thais Galassi conta como perdoar pode curar o corpo e a alma
Escritora aponta evidências científicas para explicar o poder do perdão e da fé no processo de cura
É comum ouvir na cultura popular que perdoar evita o aparecimento de doenças e que, por outro lado, guardar rancor e nutrir pensamentos negativos pode provocar grandes transtornos para o corpo e a alma. Mas, agora, a ciência também pode corroborar esse pensamento.
A escritora e influenciadora Thais Galassi conta que há evidências científicas que mostram o poder do perdão e do pensamento positivo, além de seus benefícios de cura interior e exterior.
“Uma pesquisa brasileira apresentada no 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) apontou uma relação entre a dificuldade de perdoar e a ocorrência de infarto agudo do miocárdio. No estudo, realizado com 130 pacientes, os pesquisadores encontraram mais ocorrência de ataque cardíaco entre aqueles que têm dificuldade em liberar perdão e nutrem rancor. Além disso, 31% dos que infartaram ainda relataram perda de fé, seja em uma força superior, nas pessoas ou em si mesmos”, explica.
Segundo Thais Galassi, o mundo ocidental se refere ao coração como o centro das emoções e isso não está longe de ser verdade: “Não é uma mera coincidência a correlação entre doenças do miocárdio e os sentimentos. Só agora é que a ciência está encontrando respostas para confirmar certezas que nossos antepassados sempre tiveram”.
A escritora também ressalta que, assim como nas leis da física, em especial a terceira lei de Newton, toda ação emocional também corresponde a uma reação sentida no corpo.
“O perdão em si é um dos processos emocionais mais complexos existentes, pelo fato que desencadeia sentimentos de uma forma muito intensa, como ira, rancor, tristeza e paranoia. Existem determinados órgãos do corpo que estão relacionados ao movimento de perdoar como a garganta, o sistema respiratório, o pescoço, os tornozelos e as costas. Logo, quando não perdoamos, acumulamos energia negativa e o corpo fala com dores e inflamações”, afirma ela.
A solução, segundo a especialista, é liberar perdão, para não projetar energia negativa e carregar sentimentos ruins.