Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sentado ou de cócoras: qual é a melhor forma de fazer o nº 2?

Pequenas escolhas nos aspectos do nosso cotidiano podem impactar a nossa saúde intestinal

30 jan 2024 - 16h09
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Em meio às discussões sobre saúde e bem-estar, há um assunto que frequentemente é deixado de lado, mas que faz parte da rotina diária de todos: a maneira como realizamos a atividade fisiológica conhecida popularmente como número 2, ou seja, a evacuação. 

Sentado ou de cócoras? Esta aparentemente simples escolha abre espaço para debates sobre qual posição é mais natural, eficiente e benéfica para a saúde intestinal. E a discussão voltou à tona depois que Beatriz, do BBB 24, revelou que ficava de cócoras em cima do vaso sanitário para evacuar.

Apesar da posição ser adequada para a função, subir no vaso sanitário de louça é extremamente perigoso e a produção do reality show adesivou todos os banheiros da casa com o alerta.

Em entrevista ao Terra, o gastroenterologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Wilian Jean Wiggers, explica que a posição que evacuamos tem correlação com o relaxamento do assoalho pélvico e, na posição de agachamento, há um maior relaxamento do músculo puborretal e, consequentemente, maior retificação do reto.

“A posição agachada tende a apresentar essa vantagem em relação a posição sentada para uma evacuação efetiva”, afirma o especialista.

Porém, colocar os pés acima do assento no vaso sanitário é perigoso e pode causar acidentes, como foi alertado para Bia dentro do BBB. Além disso, se a pessoa não sente dificuldades em evacuar na posição habitual, não há necessidade de se preocupar com isso. 

Em termos de prevenção de problemas gastrointestinais, recomenda-se utilizar um apoio - como um banquinho, para elevar as pernas ao sentar-se no vaso sanitário. Nesta posição, há uma aproximação das coxas em relação ao abdômen - semelhante ao que ocorre com a posição agachada - o que retifica a angulação do reto, favorecendo a expulsão do bolo fecal.

Banquinhos de apoio comercializados na internet podem ser solução para quem tem dificuldades de evacuar
Banquinhos de apoio comercializados na internet podem ser solução para quem tem dificuldades de evacuar
Foto: Reprodução/Rentes & Galvão

O gastroenterologista também alerta que, além da posição ao evacuar, outros fatores desempenham um papel importante na saúde gastrointestinal, como dieta balanceada rica em fibras, hidratação corporal adequada e atividade física.

“Para quem tem constipação, essas medidas, associadas a um melhor relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, podem ser um tratamento eficaz, evitando uso de medicamentos laxativos”, conclui o profissional.

7 maneiras criativas e efetivas de incluir psyllium na alimentação 7 maneiras criativas e efetivas de incluir psyllium na alimentação

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade