PUBLICIDADE

Ana Maria Braga come semente de mamão para regular o intestino; funciona mesmo?

Apresentadora revelou o consumo da fruta com as sementes para conseguir ir ao banheiro todos os dias; nutricionistas listam benefícios

3 jan 2024 - 15h22
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários
No Globo Rural, Ana Maria Braga ri ao contar que não consegue ir ao banheiro se não comer semente de mamão
No Globo Rural, Ana Maria Braga ri ao contar que não consegue ir ao banheiro se não comer semente de mamão
Foto: Reprodução/GloboPlay

Na busca por hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, muitas vezes nos deparamos com os segredos da alimentação de figuras públicas. Desta vez, uma dica de regulação intestinal foi compartilhada por Ana Maria Braga durante uma entrevista ao Globo Rural, da TV Globo.

A apresentadora do "Mais Você" revelou que comer a semente do mamão, além da fruta, é indispensável em sua dieta e atua como um aliado na sua saúde digestiva.

“Eu adoro comer mamão todos os dias, mamão com semente e tudo. Me faz bem, sem ela [a semente] não vou ao banheiro, é simples”, revelou a apresentadora ao mostrar o pomar de sua fazenda no programa. 

O nutricionista Felipe França conta que as sementes de mamão são uma boa fonte de nutrientes e incluem fibras essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de vitaminas, minerais, magnésio e ferro em boas concentrações.

“Podemos dizer que o magnésio ajuda a amolecer as fezes e o ferro ajuda a produzir hemoglobina, que transporta oxigênio para o intestino, que é altamente necessário para o bom funcionamento intestinal. A vitamina B6 ajuda a regular a função muscular, incluindo os músculos do intestino”, explica o nutricionista.

Um estudo de 2015 publicado no Journal of Ethnopharmacology e outro publicado em 2016 pelo Journal of the American College of Nutrition, analisaram os efeitos das sementes de mamão em 100 pessoas com constipação crônica, que geralmente evacuam menos de três vezes por semana. Todos os participantes tiveram uma melhora significativa na frequência das evacuações, no tempo de trânsito intestinal e na consistência das fezes.

Pé de mamão na fazenda da apresentadora Ana Maria Braga
Pé de mamão na fazenda da apresentadora Ana Maria Braga
Foto: Reprodução/GloboPlay

Eficácia varia

O profissional destaca que é importante observar que a eficácia da semente de mamão pode variar de pessoa para pessoa, pois a resposta ao consumo pode ser influenciada por uma variedade de fatores. Pessoas com patologias, como síndrome do intestino irritável (SII) ou doença inflamatória intestinal (DII), podem ser mais sensíveis aos efeitos das sementes de mamão. 

“É muito importante também avaliar a quantidade consumida pois ela impactará na eficácia da sua funcionalidade e pode impactar diretamente em alguns efeitos colaterais como diarreia, náuseas, vômitos e dores abdominais”, alerta o especialista.

A quantidade recomendada e observada em estudos é de consumo é de 2 a 3 colheres de sopa por dia. No entanto, é importante começar com pequenas quantidades e aumentar gradualmente a ingestão conforme necessário.

7 cascas de frutas que você deveria consumir para ter mais saúde 7 cascas de frutas que você deveria consumir para ter mais saúde

A nutricionista Sol Moraes indica o consumo das sementes in natura, junto com a fruta ou adicionado a saladas, sopas, sucos e iogurtes, mas também ensina como fazer uma farinha das sementes de mamão para facilitar ainda mais as combinações. 

Segundo a especialista, a farinha pode substituir a pimenta do reino no tempero de carnes, frangos e peixes, graças ao sabor picante que possui depois de serem moídas. 

Como fazer?

  • Retire as sementes do mamão e lave em água corrente;
  • Coloque as sementes numa assadeira coberta com papel manteiga;
  • Asse por aproximadamente 3 horas, até que os caroços fiquem enrugados;
  • Moa com pilão ou triture no liquidificador.

De acordo com França, além do benefício para o intestino, as sementes do mamão contêm um composto chamado isotiocianato de benzila, que tem ação anti-helmíntica. Isso significa que as sementes podem ajudar a matar vermes intestinais, como as tênias e os oxiúros. 

As sementes de mamão também têm ação anti-inflamatória. Isso pode ser benéfico para pessoas com condições inflamatórias, como a artrite reumatóide ou a doença inflamatória intestinal.

A apresentadora Ana Maria Braga em sua fazenda no interior de São Paulo
A apresentadora Ana Maria Braga em sua fazenda no interior de São Paulo
Foto: Reprodução/Instagram @anamariabragaoficial
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade