PUBLICIDADE
Logo do

Saúde

Mito ou Verdade: dieta vegana faz mal para os dentes?

Apesar do senso comum dizer que a alimentação vegana promove maior tendência a cáries, trata-se de um mito

27 out 2021 10h00
| atualizado às 10h06
Publicidade
Foto: Pexels

A cada dia que passa mais pessoas aderem a novas dietas, que mudam completamente o cardápio e também o seu estilo de vida. A dieta vegana, que restringe totalmente o consumo de insumos de origem animal, é uma delas. As razões para tal são variadas: podem ser tanto por questões políticas e sociais quanto por saúde. Em comum fica a dúvida: dieta vegana faz mal para os dentes? Mito ou verdade?

Apesar do senso comum dizer que a alimentação vegana promove maior tendência a cáries, trata-se de um mito. Isso porque frutas e vegetais mais fibrosos, além de fazer um grande bem para a saúde de um modo geral, são extremamente bons para a limpeza da boca, auxiliando no combate da placa bacteriana. Estudos indicam, inclusive, que o consumo de grandes porções de frutas e legumes auxiliam na prevenção de câncer na boca.

Outro estudo, realizado pela Universidade Paulista com 74 indivíduos, apontou que pessoas com dietas que restringem o consumo de alimentos com origem animal possuem menos incidência de doenças periodontais em relação a onívoros. Isso porque vegetarianos e veganos tendem a consumir quantidades maiores de antioxidantes, que podem proteger ainda mais a boca. 

Então, lembre-se: a saúde do corpo passa também pela saúde bucal. Adote bons hábitos de higiene, tenha uma boa alimentação e consulte o dentista regularmente. Além disso, evite soluções caseiras no cuidado com a boca - atualmente existem opções de produtos dentais veganos certificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  


 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade