Aprenda como aliviar a dor de dente em crianças
Uma simples afta na bochecha ou língua pode confundir pais e crianças pequenas com dor de dente
Nem sempre a dor que os bebês e crianças sentem na boca significa a presença de cáries. Uma simples afta na bochecha ou língua pode confundir pais e crianças pequenas, que acabam associando o desconforto com dor de dente. Por isso, é preciso descobrir a origem da dor, que pode ocorrer quando a criança come, mastiga ou ainda ser provocada por algo quente, gelado, doce ou ao escovar os dentes.
Munido dessa informação, é preciso buscar um especialista, que fará o diagnóstico definitivo. A afta poderá ser resolvida com bochechos com soluções prescritas. Já se o problema for cárie, será necessário tratamento em consultório.
Os dentes de leite têm as mesmas estruturas de um dente permanente - esmalte, dentina e polpa. A dor pode indicar que a cárie tenha atingido a estrutura mais profunda do dente. Uma vez instalada, se não cuidada, a cárie continuará produzindo dor. Por isso, o melhor remédio ainda é evitar a deterioração do dente.
Somente um profissional poderá avaliar a causa correta da dor de dente nas crianças, por isso, ao menor sinal de desconforto, marque uma consulta para o pequeno. Enquanto isso, bochecho com água morna e medicações analgésicas indicadas pelo odontopediatra podem amenizar a dor.
É importante ressaltar que os bons hábitos de higiene começam logo cedo. Ou seja, é preciso limpar, passar fio dental e jamais deixar o bebê ou criança dormir sem escovar os dentes.