PUBLICIDADE

Posso fazer yoga todo dia? Veja essa e outras dúvidas sobre a modalidade

Yoga não é um simples exercício físico, é uma atividade que promove a conexão entre corpo e mente, cheia de benefícios para a saúde. Saiba mais!

17 mai 2024 - 18h21
(atualizado em 18/5/2024 às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O yoga tem se tornado uma prática cada vez mais presente no mundo atual, em grande parte, pela sua vasta gama de benefícios. Contudo, existe uma série de duvidas acerca da modalidade, como se é indicado fazer yoga todo dia e se ela emagrece, por exemplo.

Veja se é indicado praticar ioga todo dia
Veja se é indicado praticar ioga todo dia
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, é importante ter informação para evitar seguir métodos sem embasamento científico e que não trarão benefícios à saúde física e mental.

"Entender alguns princípios do yoga não é apenas questão técnica, é questão de segurança, pois saber como a prática funciona, seus limites, seus benefícios, as bases científicas, etc., ajuda a fugir de técnicas ineficazes ou sem embasamento", ela explica.

A seguir, o profissional esclarece algumas dúvidas comuns sobre a atividade. Confira!

Yoga emagrece?

"A perda de peso não é o principal foco do Yoga, mas é um dos seus benefícios. Ela ocorre principalmente pela regulação integral do corpo que o Yoga proporciona, melhorando a mobilidade, por exemplo, você consegue ter mais produtividade na atividade física, mantendo o equilíbrio emocional, você previne compulsões alimentares, melhorando a alimentação, o sono, bem-estar, etc.., seu corpo recebe um conjunto de estímulos simultâneos que favorecem o peso ideal".

Yoga é atividade física?

"O yoga, apesar de também ser importante para cuidar da saúde física, não se limita a isso. Ele é uma prática integral de saúde que ajuda a se reconectar com o próprio corpo e com a mente, nossa saúde precisa de mais que apenas exercício físico", afirma Ravi Kaiut.

Posso fazer yoga todo dia?

"Sim, nossa indicação é de que o yoga se torne uma prática diária pois nosso corpo precisa de um cuidado cotidiano, tanto no corpo, quanto na mente, para gerenciar bem o estresse diário e conseguir realizar bem as nossas atividades pessoais e profissionais. O yoga pode ser incluído no seu dia a dia em pausas no trabalho, em minutinhos antes de dormir, etc.", explica.

Yoga melhora o sono?

"Com certeza, o Yoga ajuda na regulação dos hormônios, como comprovado em vários estudos recentes, o que gera um ambiente mais propício para o sono, mas também permite controlar o estresse e a ansiedade, grandes inimigos do sono atualmente; possui técnicas de relaxamento; de meditação; de distensionamento muscular e articular, o que permite dormir melhor e acordar com mais disposição", afirma Ravi Kaiut.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade