PUBLICIDADE

Posições de yoga para cólica: veja 4 opções que aliviam as dores

Professor compartilha posições de yoga que podem ser usadas para amenizar os desconfortos do período menstrual

20 mar 2024 - 17h09
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas mulheres lidam todos os meses com sintomas comuns do período menstrual como humor instável, inchaço e, é claro, as terríveis cólicas, tentando aliviar as dores de diversas maneiras. Desde bolsa térmica, remédios, massagem e repouso, uma alternativa que tem ganhado reconhecimento é a prática de posições de yoga para cólica, destacando-se por sua capacidade de aliviar as dores e proporcionar um maior bem-estar durante a menstruação.

Veja quais são as posições e como fazer cada uma delas
Veja quais são as posições e como fazer cada uma delas
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Diante dessa alternativa para amenizar os desconfortos, o professor Francisco Kaiut, do Instituto de Pesquisa Kaiut Yoga, apontou quatro posições que promovem uma diminuição das dores no período menstrual. Confira!

4 posições de yoga para cólica

Supta Baddha Konasana

Com o objetivo de causar relaxamento da pelve e alívio das tensões abdominais e pélvicas, esta posição convida a deitar-se de costas, com joelhos dobrados e pés juntos. Ao permitir que os joelhos se abram suavemente para os lados, as mãos repousam sobre o abdômen, e uma respiração profunda por 5 a 10 minutos acompanha a posição para auxiliar no relaxamento do corpo.

Supta Virasana

Destacando-se como uma prática para alongar e relaxar os músculos inferiores das costas, esta postura inicia-se sentada, com os joelhos dobrados. Ao permitir que os quadris desçam entre os calcanhares e estendendo suavemente as costas para trás, a respiração profunda e a permanência na posição por 5 minutos concentram-se na liberação de tensões.

Supta Padangusthasana

Essa técnica busca esticar os músculos da virilha e aliviar a pressão nas costas, é feita deitada de costas, estendendo uma perna em direção ao teto. Ao segurar o dedão do pé correspondente e respirar profundamente, a alternância de pernas após 5 respirações completa a prática.

Virasana

Para realizar a posição de yoga Virasana, comece ajoelhando-se no chão com os joelhos juntos. Sente-se entre os calcanhares, mantendo os pés afastados. Coloque as mãos nos joelhos ou no colo, mantendo as costas retas. Para cólicas menstruais, essa posição pode ajudar a aliviar a tensão abdominal e promover relaxamento.

De acordo com o profissional, além de proporcionar um alívio significativo para cólicas menstruais suaves, estas posições de yoga são um convite à promoção do fortalecimento do corpo, da flexibilidade e do equilíbrio emocional. Francisco alerta, porém, que é importante compreender a sua individualidade.

"É crucial ouvir o próprio corpo e adaptar as posturas conforme necessário. Antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, é recomendável consultar um profissional de saúde ou um instrutor de yoga qualificado para garantir uma prática segura e benéfica. Além disso, se as cólicas permanecerem muito fortes, procure imediatamente um ginecologista", finaliza.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade