PUBLICIDADE

Parou de evoluir? 7 hábitos "inofensivos" que podem prejudicar o treino

Treinadora revela os erros mais comuns que as pessoas comentem na academia e fora dela

20 jun 2022 - 16h13
Ver comentários
Como evoluir na academia
Como evoluir na academia
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saber como evoluir na academia e evitar a temida estagnação é um dos principais desejos de quem pratica musculação. Não é raro encontrar pessoas que julgam fazer tudo da maneira correta. Treinam todos os dias, não erram na dieta e, mesmo assim, não conseguem mais sair do lugar.

O problema de quem não consegue evoluir na academia, muitas vezes, está em detalhes que acabam passando desapercebidos. Por isso, com a ajuda da educadora física, Larissa Kussano, separamos sete hábitos que parecem inofensivos, mas que, na verdade, podem atrapalhar o seu treino. Confira:

7 coisas que você deve evitar se quiser evoluir na academia

1. Dormir pouco. O corpo precisa da recuperação para fazer as adaptações metabólicas que os treinos promovem. Ou seja, se você não faz o repouso corretamente, está prejudicando seus resultados.

2. Alimentação incorreta. Ficar atento à quantidade de calorias ingeridas é importante não só para quem quer emagrecer, mas para qualquer pessoa que mantem uma dieta equilibrada. Por isso, o mais indicado é buscar a orientação de um especialista em nutrição.

3. Matar o treino "só essa vez". Para evitar erros, o indicado é não estipular metas muito ousadas, mas cumprir o que está definido. As chances de você abrir mão das sessões de treino aumentam cada vez que você falta "somente" uma vez. Resultados aparecem, sobretudo, com a frequência de estímulo.

4. Não respeitar os intervalos entre as séries. O intervalo entre as séries é tão importante no treino quanto a carga ou as repetição. Pois, se ele não foi respeitado, diminui a intensidade do treino e, consequentemente, adia os resultados esperados.

5. Adicionar exercícios sem orientação. Respeite a prescrição do professor. Se ele não passou determinado exercício, então não cometa o erro de adicionar sem a orientação de um profissional. Pois os treinos têm uma estrutura que obedece diversos parâmetros que os alunos, normalmente, desconhecem.

6. Exagerar. Fazer menos exercícios, séries ou tempo de treino, te possibilita realizar as atividades com mais intensidade. Dessa forma, a possibilidade de perder peso e reduzir medidas aumenta, já que a atividade impactará em um metabolismo mais acelerado.

7. Se preocupar apenas com a carga. É um erro, pois não adianta pegar muito pesado e, no entanto, fazer movimentos curtos ou fora da velocidade de execução aconselhada pelo professor. Lembre-se: técnica sempre em primeiro lugar.

Sport Life
Publicidade
Publicidade