Os riscos do desafio do desodorante, febre em rede social que matou menina no PE
Brenda Sophiade Santana, de 11 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória
A morte de Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, que sofreu uma parada cardiorrespiratória após inalar um desodorante aerossol para cumprir um desafio da internet serve como um alerta para os pais. O caso aconteceu em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, e é investigado pela Polícia Civil.
A inalação de desodorante aerossol pode causar efeitos graves no organismo, especialmente devido à presença de substâncias tóxicas, como os hidrocarbonetos e os gases propelentes, que podem levar à asfixia química e arritmias cardíacas fatais.
"Ao ser inalado, o desodorante pode deslocar o oxigênio dos pulmões, causando hipóxia (redução do oxigênio no sangue), tontura, confusão mental e perda de consciência. Além disso, os gases frios do aerossol podem irritar e até queimar as vias aéreas, agravando a dificuldade respiratória", explica a médica pneumologista Michele Andreata, da Saúde no Lar.
Outro risco grave apontado pela profissional é a "síndrome da morte súbita por inalação", que ocorre devido a arritmias cardíacas desencadeadas pela toxicidade dos solventes e pelo efeito direto dessas substâncias no coração. Isso pode levar a uma parada cardiorrespiratória, mesmo em pessoas sem doenças cardíacas prévias.
"A inalação de desodorante aerossol, muitas vezes associada a desafios virais, representa um perigo real e pode ser fatal, como demonstrado nesse trágico caso. É fundamental conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos e reforçar a supervisão no uso desses produtos", completa.
Caso alguém tenha contato com o produto e apresente sinais de intoxicação, é essencial agir rapidamente.
"Se houver apenas tontura ou mal-estar leve, deve-se levar a pessoa para um local bem ventilado e incentivá-la a respirar profundamente. Já em casos de dificuldade respiratória, confusão mental ou desmaio, é necessário buscar atendimento médico imediato, acionando o SAMU (192)", alerta a médica.
Se a vítima estiver inconsciente, mas respirando, deve ser posicionada de lado até a chegada do socorro. Em caso de parada cardiorrespiratória, é fundamental iniciar a massagem cardíaca (RCP) até a chegada da equipe médica.
"Além disso, se houver contato com os olhos ou a pele, a área afetada deve ser lavada com bastante água corrente por pelo menos 15 minutos. A prevenção é a melhor forma de evitar esses acidentes, tornando essencial a orientação e o diálogo com crianças e adolescentes sobre os riscos da inalação de substâncias químicas", conclui.