PUBLICIDADE

'Musinha fitness' recebe dicas de especialistas para treinar

'É difícil se relacionar com pessoas da sua idade se você é um ícone aos nove anos', alerta psicóloga entrevistada pelo programa 'Encontro'

5 fev 2015 - 12h25
(atualizado às 12h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Anna Clara Lagares Mansur virou um nome comum na mídia na última semana por um simples fato: com apenas 9 anos de idade, ela ficou conhecida como a primeira blogueira fitness infantil.

Siga Terra Estilo no Twitter

O ‘rebuliço’ começou, no entanto, depois que sua conta no Instagram foi divulgada por um site, o que fez o seu número de seguidores saltar de 998 para mais de 20 mil.

Foto: Instagram / Reprodução

Foto: Instagram/Reprodução

Nesta quinta-feira (05), a menina e os pais, a empresária Mileny Mansur e o personal trainer Wesley Mansur, foram entrevistados do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Anna contou que faz exercícios funcionais apenas duas vezes por semana, de 40 minutos a uma hora por dia, além de ter aulas de balé e taekwondo.

O pediatra Ricardo Barros foi convidado para opinar sobre o assunto, e disse que a atividade é correta. Porém, ele alertou sobre a repercussão que este tipo de foto e vídeo postado na rede pode causar. “Isso pode estimular crianças que não terão por perto um acompanhamento”, afirmou, completando que os movimentos em si não apresentam nenhuma contraindicação.

Wesley é o responsável pelos treinos da estudante e, como é personal, reserva um horário exclusivo para a filha na academia. “Ela não usa peso, não pratica musculação. Não tem carga, ela usa o peso do próprio corpo”, explicou, comparando os movimentos com brincadeiras comuns ao universo infantil, como ‘morto-vivo’.

Foto: Instagram / Reprodução

Foto: Instagram/Reprodução

Adultização dos pequenos

O aspecto psicológico envolvido no caso, no entanto, é bastante relevante, segundo análise feita pela psicóloga Ligia Guerra, também convidada do programa.

Segundo a especialista, o fato de uma criança administrar uma conta no Instagram, e, sobretudo, lidar com este nível de repercussão, é algo a ser observado de perto pelos pais. “Existem etapas importantes na vida que devem ser passadas. A adultização das crianças está gerando muitos adultos infantilizados, por isso que hoje é comum ver pessoas com 28 anos ainda morando com os pais. Eles pulam etapas, começam a achar que são adultos antes da época".

De acordo com Ligia, este tipo de problema pode trazer prejuízos emocionais como a ansiedade e a dificuldade de lidar com frustrações. “É difícil se relacionar com pessoas da sua idade se você é um ícone aos nove anos”, pontuou.

Para amenizar a situação, ela sugeriu que os pais passem a cuidar de perto da página de Anna. Além disso, ela lembrou que o excesso de exposição pode fazer com que a criança esteja mais suscetível ao risco da pedofilia e a pessoas que usam “as imagens infantis com outros objetivos, e não os de saúde”, finalizou. “Os pais têm que proteger os pequenos”.

Com a repercussão do caso, o Instagram excluiu a conta de Anna. A mãe da menina disse que criou um novo perfil para não frustrar a filha, porém, ressaltou que ela e o marido é quem passarão a administrar as postagens. 

Foto: Instagram / Reprodução

Foto: Instagram/Reprodução

Faça uma festa com receitas saudáveis Faça uma festa com receitas saudáveis

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade