Mulher perde os lábios ao ser submetida a harmonização com substância proibida
Caso aconteceu em Matão (SP) e foi causado por dentista que utilizou polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA
A influenciadora digital Mariana Michelini viveu um drama por mais de quatro anos devido a uma harmonização facial pela qual passou com uma dentista, em uma clínica de estética, na cidade de Matão, em São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 9, Mariana revelou ter sido enganada, uma vez que imaginou que seria submetida à harmonização na parte bucal. Entretanto, por sugestão da profissional, foi induzida a um preenchimento labial com aplicações no queixo e na maçã do rosto.
Mariana imaginou que a harmonização seria feita com ácido hialurônico, muito usado nesse tipo de procedimento, buscando dar mais volume a determinadas áreas do rosto e também suavizando linhas de expressão. Porém, seis meses depois, a influencer acordou com muitas dores, além de inchaço na boca e no queixo.
Ao buscar ajuda médica, foi descoberto que, na verdade, a substância injetada foi polimetilmetacrilato, conhecido como PMMA - uma substância plástica que o corpo humano não absorve. "Eu entrei em desespero, eu achei que eu fosse morrer", relembrou.
De acordo com o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, o produto, por não ser absorvível, causa "sequelas irreversíveis", bem como transporta a lesão para o rim.
Ressalta-se que a Anvisa só autoriza o uso do PMMA a médicos e dentistas em duas ocasiões: no preenchimento do rosto e do corpo e na correção de deformidades no rosto no pós-tratamento de pessoas que foram infectadas com o vírus HIV.
Mariana passou um ano com dor, inchaço e tentando reverter o quadro, mas acabou perdendo o lábio superior e o buço. "Meu mundo desabou. Foi um pesadelo que eu entrei", declarou.
Desde então, ela passou a ser acompanhada pelo médico Guilherme Raulino Brasil, em Porto Alegre. Ele é cirurgião especialista em reconstrução facial.
Passado parte de todo o sofrimento, Mariana resumiu o que sente em relação à dentista que realizou a aplicação de PMMA. "Eu acho que a justiça tem que ser feita".