PUBLICIDADE

Glucomannan: conheça o suplemento natural que ajuda a emagrecer

Fibra vegetal é extraída do Konjac, raiz de origem asiática com baixos índices calóricos

3 nov 2021 08h02
| atualizado em 4/11/2021 às 10h20
ver comentários
Publicidade
Suplemento inibe o apetite
Suplemento inibe o apetite
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

O glucomannan é um suplemento alimentar natural. Uma espécie de fibra vegetal retirada do Konjac - raiz com propriedades medicinais, tradicionalmente utilizada por povos asiáticos. O que alguns não sabem é que, além de possuir poucas calorias, as fibras do alimento também possuem propriedades especiais que facilitam a queima de gordura corporal e, consequentemente, o emagrecimento.

Uma excelente opção para as pessoas que estão com sobrepeso e não conseguem perder essas gordurinhas a mais. Para isso, a solução, talvez, seja conversar com o seu nutricionista e verificar a possibilidade de incluir glucomannan na dieta. "Funciona como um inibidor de apetite natural. É uma fibra vegetal não digerível, solúvel em água e é extraída da raiz de uma planta medicinal, muito consumida no Japão e na China", explica Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri.

De acordo com a especialista, o glucomannan é um grande aliado para as pessoas que sentem muita fome e não conseguem controlar a vontade de comer, principalmente, quando estão em dieta de restrição calórica - para emagrecer. "Ele pode ajudar a perder peso porque é rico em fibras solúveis. Promove a sensação de saciedade, já que essa fibra retarda o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, ajudando a controlar a fome", diz Gabriela.

Consumo correto de glucomannan

A nutricionista revela que o consumo adequado do suplemento pode variar, de acordo com cada produto. Por isso, é fundamental consultar o rótulo antes de iniciar a ingestão. "Normalmente, é indicado tomar de 500 mg a 2g por dia, em duas doses separadas, com dois copos de água, que é fundamental para a ação das fibras. O melhor momento para tomar glucomannan é de 30 a 60 minutos antes das refeições principais. Mas, antes de consumir, é importante consultar um nutricionista", alerta Gabriela.

O produto pode ser encontrato em farmácias de manipulação e lojas de suplemento. 

Contraindicações

"Quando não se toma água suficiente, o bolo fecal pode se tornar muito seco e duro, causando grave prisão de ventre e, até mesmo, obstrução intestinal. Uma situação muito grave, que requer intervenção médica imediata. As cápsulas de glucomannan não devem ser tomadas ao mesmo tempo que nenhum outro medicamento, já que elas podem prejudicar a sua absorção. Também não devem ser tomadas por crianças, durante a gravidez, lactação e em caso de obstrução gastrointestinal", finaliza a nutricionista.

Fonte: Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri, serviço de nutrição da Smart Fit.

Saúde em Dia
Publicidade
Publicidade