Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Falo era cultuado pelos gregos e romanos

19 set 2009 - 19h57
Compartilhar

Ao contrário dos casos de falofobia hoje em dia, o pênis era adorado pelos antigos. O culto a Priapo, deus da fertilidade, surgiu na Ásia Menor por volta do século IV a.C., de onde se difundiu pelo mundo grego e, mais tarde, pelo romano. Ele era representado normalmente com o pênis ereto e enorme, o que lhe conferia um caráter risível.

» Pênis é alvo de fobia rara

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

Deus fálico, ele não tinha a mesma beleza e imponência dos olímpicos, mas ganhou popularidade nas classes mais humildes, que o consideravam protetor da fecundidade vegetal e animal. Por isso sua imagem (como homem ou somente o falo) era colocada em jardins (de flores, legumes ou frutas). Dessa maneira, acreditava-se que Priapo seria capaz de afastar malefícios e maus-olhados que pudessem prejudicar a virilidade dos homens e a fertilidade do solo. Para os invasores e ladrões restava o castigo: supersticiosamente, acreditava-se que Priapo puniria com a ausência daquilo que ele representava - fertilidade e potência sexual.

"Para os antigos, Priapo não causava medo. Assim, a presença do deus numa imagem era tomada como uma forma de afastar o mal e trazer sorte. Por isso o desenho do falo servia como amuleto e era colocado em toda parte", disse João Angelo Oliva Neto, professor de Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo (USP). Tradutor de poesia grega e romana, ele traduziu poemas anônimos sobre Priapo (priapeias) que resultou no livro Falo no Jardim: Priapeia Grega, Priapeia Latina (Ateliê Editorial/Editora da Unicamp).

Segundo João Angelo, diferente dos cristãos e judeus, os gregos e romanos aceitavam um deus engraçado. Assim os poetas se apropriaram do caráter risível de Priapo e fizeram dele um personagem. Esses poemas, portanto, personificam a própria natureza do deus ¿ zombeteiro e obsceno.

Hoje priapo é sinônimo de membro masculino em estado de ereção, e sua derivação, priapismo, dá nome à disfunção sexual masculina em que o pênis fica ereto por horas, mesmo após o orgasmo, e pode levar à impotência se não for tratada.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra