Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa determina apreensão de lote falso de Mounjaro e proíbe implantes hormonais com Nesterone

Órgão publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial da União a apreensão de lotes de vários medicamentos no Brasil por irregularidades

20 fev 2026 - 10h46
Compartilhar
Exibir comentários
Anvisa determina apreensão de lote falso de Mounjaro e proíbe implantes hormonais com Nesterone
Anvisa determina apreensão de lote falso de Mounjaro e proíbe implantes hormonais com Nesterone
Foto: Rafa Neddermeyer/Agencia Brasil / Estadão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial da União a apreensão de lotes de vários medicamentos no Brasil por conta de irregularidades. Entre os casos, estão a identificação de lotes falsificados de Mounjaro, Enhertu e Botox. As decisões constam nas Resoluções-RE nº 641 e nº 642.

No caso do Mounjaro (tirzepatida), medicamento usado para diabetes tipo 2 e para perda de peso, a fabricante Eli Lilly do Brasil informou à Anvisa a identificação, no mercado de unidade do lote D838838 com características divergentes das constantes no medicamento original.  

Conforme a agência, as embalagens apresentavam:

  • impressão do nome e outros detalhes de rotulagem com má qualidade (levemente borrado); e
  • espaço entre mês e ano, na data de validade, maior do que a impressão padronizada pela fabricante.

Na Resolução, a Anvisa diz que se trata de "falsificação" e determinou a apreensão e proibição de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e uso do remédio.

Já o Enhertu, medicamento usado no tratamento de câncer de mama e outros tumores, a fabricante Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica relatou ter identificado unidades do lote 416466 "com características divergentes das constantes no medicamento original". Nesse caso, a Anvisa também determinou a apreensão e proibiu a comercialização e distribuição do lote.

Outro alerta foi feito em relação ao Botox. Em comunicado, a AbbVie Farmacêutica confirmou a identificação, no mercado, de unidades do lote C7936C3 com características divergentes das constantes no medicamento original. A Anvisa também estabeleceu a apreensão e a proibição da comercialização.

Conforme a Resolução-RE nº 642, o órgão também proibiu, em todo o território nacional, a comercialização, a manipulação, a propaganda e uso de implantes contendo o hormônio Nesterone por farmácias de manipulação. A medida vale para todas as marcas e também inclui recolhimento dos estoques.

"Restou comprovada a manipulação irregular de implantes contendo o fármaco Nesterone, uma vez que tal substância não possui avaliação e aprovação de eficácia e segurança pela Anvisa", diz o texto. "A presente medida aplica-se indistintamente a todas as marcas e a todas as farmácias magistrais que realizem a manipulação de implantes contendo o fármaco Nesterone, independentemente de sua denominação comercial ou do estabelecimento responsável", acrescenta.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade