Marca de azeite de oliva e suplemento de prevenção a glaucoma são proibidos pela Anvisa
O azeite Terra das Oliveiras e o suplemento Ocutril foram proibidos de serem comercializados
A Anvisa proibiu a venda do azeite "Terra das Oliveiras" e do suplemento "Ocutril", ambos de origem desconhecida e com irregularidades, incluindo rótulos inconsistentes e anúncios enganosos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em resolução publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 22, a comercialização de mais uma marca de azeite de oliva e de um suplemento alimentar divulgado como preventor do glaucoma. Ambos possuem origem desconhecida.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O azeite Terra das Oliveiras foi encontrado à venda na plataforma Shopee, mas as informações da importadora JJ Comercial de Alimentos que constam no rótulo do produto indicam que este CNPJ está extinto na Receita Federal por liquidação voluntária. O Terra tenta contato com a empresa para um posicionamento.
Mesmo após a proibição divulgada nesta quinta, ainda há anúncios do azeite Terra das Oliveiras na plataforma de e-commerce. Em um deles, três unidades de 500 ml do produto são vendidas por R$ 87,99.
A resolução também trata da proibição da comercialização do suplemento alimentar Ocutril, também de origem desconhecida. O Terra buscou pelo produto online e encontrou anúncios gerados por Inteligência Artificial (IA) indicando que o suplemento trataria doenças oculares graves, como glaucoma e catarata, a partir do uso de ozônio. Não há informações sobre a empresa que produz o Ocutril.