PUBLICIDADE

Benefícios do vinho à saúde: ajuda na digestão, protege o coração e mais

Apesar das vantagens, isso não significa que o consumo de vinho esteja isento de riscos ao organismo. Entenda!

19 jun 2024 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários

Chegar em casa após um dia cansativo e aproveitar uma deliciosa taça de vinho é um hábito que faz parte da rotina de muitas pessoas. Segundo dados da ISWR, especialista no mercado de bebidas, os brasileiros consomem em média 2,7 litros de vinho por ano. Mas, será que tomar essa bebida diariamente pode fazer bem à saúde?

Saiba como o consumo diário de vinho pode favorecer a saúde do organismo |
Saiba como o consumo diário de vinho pode favorecer a saúde do organismo |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

A seguir, a  Andrea Mosquera, nutricionista e fundadora do Mr. Lenha, casa italiana especializada em massas e vinhos, lista os 5 principais benefícios ao corpo e à mente do consumo diário de uma taça de vinho. Confira!

Benefícios do vinho à saúde

Previne doenças cardiovasculares

Existem pesquisas que já mostraram que tomar vinho tinto de forma moderada todos os dias está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Isso porque a composição dessa bebida é rica em antioxidantes como os polifenóis e o resveratrol, melhorando a função dos vasos sanguíneos.

Oferece ação antioxidante

O vinho é rico em antioxidantes naturais e, por isso, pode contribuir para o combate dos danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento celular e protegendo contra problemas crônicos e degenerativos.

Vale ressaltar que a quercetina, polifenol presente na bebida, ainda fortalece o sistema de defesa do nosso organismo, garantindo que ele esteja mais preparado para lidar com potenciais agressões.

Ajuda na redução do colesterol

Os flavonoides do vinho proporcionam ação anti-inflamatória e antialérgica, além de também auxiliarem na redução do colesterol "ruim" (LDL) e no aumento do colesterol "bom" (HDL).

Contribui para a digestão

O vinho pode estimular a produção do suco gástrico, que é composto principalmente por ácido clorídrico e pepsinogênio, facilitando assim a ação das enzimas digestivas, a absorção de nutrientes e a quebra das proteínas.

Diminui estresse e ansiedade

O consumo diário de vinho pode trazer a sensação de bem-estar e felicidade, diminuindo as tensões do dia a a dia e a ansiedade, uma vez que a bebida pode estimular a liberação de endorfinas.

Atenção:

Quando consumido em excesso, o vinho, assim como qualquer outra bebida alcoólica, pode colocar em risco a saúde do organismo, causando dependência, reduzindo a eficácia de certos medicamentos e aumentando as chances de problemas como condições hepáticas, hipertensão e obesidade.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade