1 evento ao vivo

Consumir álcool antes de uma prova de corrida prejudica o rendimento?

Saiba se tomar um drink na noite antes da prova-alvo pode afetar o seu desempenho

17 jan 2019
12h47
  • separator
  • comentários

Álcool antes da corrida pode? Veja o que Leonardo Lima, fisiologista do exercício e professor da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), diz sobre os efeitos de bebidas alcoólicas em relação ao desempenho do corredor:

Consumir álcool antes de uma prova de corrida prejudica o rendimento?
Consumir álcool antes de uma prova de corrida prejudica o rendimento?
Foto: Freepik / Sport Life

Consumir álcool antes da corrida prejudica o rendimento?

Quem não gosta de um vinhozinho ou de uma  cervejinha à noite? Mas e na noite antes daquela prova que você se preparou tanto? Será que beber álcool no dia que antecede a prova-alvo pode botar todos os meses de preparação a perder?

Uma das marcas de um campeão é a dedicação aos treinos. No universo da corrida, não poderia ser diferente.  Quando pensamos nos efeitos do álcool para um atleta, temos que analisar algumas questões. A primeira delas é: o atleta é de alto rendimento, amador ou apaixonado por corridas?

Para uma atleta de alto rendimento, o único momento em que ele geralmente pode usufruir de bebidas com álcool é no período de transição, ou seja, depois que a competição já se encerrou. Mesmo assim, a possibilidade de usufruir de bebidas deverá ser moderada.

Esse corredor certamente será prejudicado se ingerir bebida na noite anterior, pois seu organismo sofreu muitos ajustes fisiológicos e metabólicos no planejamento das sessões e uma mudança drástica na alimentação (a ingestão de bebida alcoólica, por exemplo) poderá trazer alterações bioquímicas no corpo e, com isso, uma perda de performance. Já para os atletas amadores e apaixonados por corridas e esportes de endurance, o peso da cobrança será completamente diferente.

No entanto, eles também serão acometidos por alterações bioquímicas que poderão levar a prejuízos enzimáticos e hormonais, além de o álcool potencializar a desidratação. Aconselho aos corredores a não ingestão de álcool às vésperas de provas, tanto para atletas de alto rendimento quanto para amadores.

Comemore depois de ultrapassar a linha de chegada!

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade