PUBLICIDADE

Estudo mostra que tratar a saúde mental torna o atleta mais completo

Estudo foi publicado na revista Ciência Latina e mostra o impacto da saúde mental no desempenho e performance do atleta

24 mai 2022 15h14
ver comentários
Publicidade
Tratar a saúde mental torna o atleta mais completo
Tratar a saúde mental torna o atleta mais completo
Foto: Shutterstock / Sport Life

Um estudo realizado na Logos University International (UniLogos) e publicado na revista Ciência Latina mostra que quanto antes o atleta tratar a saúde mental, maior é a chance de desenvolver habilidades cognitivas e melhorar a performance. 

O trabalho foi desenvolvido pelo filósofo, psicanalista e especialista em desempenho do futebol, Lincoln Nunes, que trabalha com nomes como Phillippe Coutinho, Émerson Royal, Artur Victor, Pedro Rocha e muitos outros esportistas.

Causa e consequência

O psicanalista mostrou que há uma equação entre a causa e a consequência das atitudes dos atletas, dentro e fora das competições. Ela tem a seguinte fórmula: I + M + E = R, ou seja, Indivíduo, Meio, Esporte e, claro, a Resposta. 

Por exemplo, se o jogador sabe lidar com o estímulo de forma positiva, consequentemente, a resposta será positiva. "A chave está na questão de lidar com um estímulo numa brecha de segundos. Tudo isso pode ser aprendido e armazenado através das sessões de aprendizagem mental/comportamental e logo faz parte da rotina de treinos do atleta", afirma Lincoln.

Saúde mental: aliada do atleta

De acordo com o psicanalista, o trabalho foi realizado comparando a evolução de performance no futebol a partir da análise de atletas que convivem com alto nível de pressão diária e, consequentemente, apresentam irregularidades no desempenho.

O estudo também apresenta bases da metodologia de diversas áreas, como: psicanálise em conjunto à filosofia e psicologia educacional, e da fisiologia e psicologia esportiva. Juntas, essas ciências geram resultados acima da média para os atletas que passaram pelas sessões e foram orientados na pesquisa.

A possibilidade da conexão multidisciplinar entre diversas áreas e pesquisas científicas auxiliam os atletas na manutenção e no aumento do rendimento esportivo, graças a uma saúde mental fortificada, como conclui Lincoln.

Fonte: Lincoln Nunes, criador do Método Atleta de Elite, filósofo, psicanalista e especialista em performance esportiva.

Sport Life
Publicidade
Publicidade