PUBLICIDADE

Como emagrecer mais rápido? 5 lições que aprendemos em 2021

Relembre as principais dicas de treino e alimentação para conseguir eliminar o excesso de gordura corporal

22 dez 2021 12h06
ver comentários
Publicidade
Como emagrecer mais rápido
Como emagrecer mais rápido
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saber como emagrecer mais rápido foi uma busca constante em 2021. Muito provavelmente por causa do confinamento que a pandemia de Covid-19 obrigou as pessoas as fazerem. Com mais gente em casa o número de sedentários também cresceu e, consequentemente, houve um aumento coletivo do desejo por eliminar aquela gordurinha a mais.

Para facilitar a vida de vocês, separamos as cinco principais dicas que especialistas em treino e nutrição deram por aqui, durante o ano. Confira como emagrecer mais rápido:

1 - Não existe exercício ideal. Tudo depende da frequência cardíaca

Durante qualquer atividade física ocorre uma aceleração dos batimentos cardíacos. Quanto mais intenso for o exercício, mais rápido o coração vai bater. O ideal, para emagrecer de maneira segura, é respeitar a seguinte equação: 220 menos a sua idade. Ou seja, se você possui 20 anos de idade, a sua frequência cardíaca máxima não pode ultrapassar a marca de 200 batimentos por minuto.

"Trabalhe mais ou menos entre 70% e 80% dessa frequência cardíaca. Essa é uma boa zona para gente explorar a queima de gordura e a melhora do condicionamento físico. Então, qualquer exercício físico que você consiga sustentar nesse ritmo, ou a mescla dos exercícios, é um excelente aeróbico", analisa o treinador Leandro Twin.

2 - Você pode sim comer tudo o que gosta

"A questão não está, necessariamente, nesses pratos [que não pertencem à dieta]. E sim na periodicidade em que são consumidos, quantidade ingerida e os acompanhamentos servidos. Precisamos entender que comer é um ato de prazer. Por isso que escolher o cardápio e montar o prato exige bastante equilíbrio e moderação, para que o momento seja desfrutado com mais alegria e sem exageros", conta a nutricionista Cyntia Maureen.

3 - Abdominais, por si só, não emagrecem. Mas deixam a barriga mais bonita

"Mesmo que você tenha um percentual um pouco maior de BF [gordura corporal] e mesmo que você tenha um pouquinho de retenção de água, é possível mostrar o abdômen, se os músculos estiverem densos e bem trabalhados", revela o atleta profissional IFBB, Renato Cariani.

4 - O HIIT é uma excelente atividade para emagrecer rápido

"Trabalhar em algum treinamento HIIT, o famoso treino intervalado de alta intensidade, pode ser importante para ativar seu metabolismo para queimar mais gordura. Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade, mas sempre na maior frequência que você aguentar, queima tantas calorias quanto uma hora de corrida", explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

5 - Mas o importante é se mexer. Até dançar emagrece

"O bom é que qualquer pessoa pode praticar, desde que não tenha nenhum impedimento médico. Não existe idade para dançar: basta existir a vontade de libertar o corpo e se deixar levar pelo ritmo da música. Na dança, o objetivo principal é se divertir e dançar, os benefícios são meras consequências", afirma a educadora física, Andrea Sbrissa.

Sport Life
Publicidade
Publicidade