Aprenda a conservar corretamente lanches levados à praia
Levar lanches caseiros para a praia é uma formar de manter uma alimentação saudável, alheia aos tentadores petiscos e sorvetes vendidos na areia. Porém, são necessários certos cuidados com os alimentos antes de sair de casa e também ao chegar ao litoral para conservá-los de forma adequada e evitar problemas como a intoxicação alimentar.
Para impedir qualquer tipo de mal-estar, a primeira dica é prestar atenção na composição do quitute e em sua necessidade de refrigeração. Isso porque os lanches levados à praia devem ser conservados da mesma forma como ficam em casa. “Alimentos com queijo e os iogurtes apresentam constante riscos de contaminação” pontua Margareth Lage, docente do curso de nutrição da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo.
O que será consumido até uma hora após sair de casa precisa ser armazenado em bolsas térmicas para manter a temperatura, enquanto líquidos gelados ou quentes podem ser levados em garrafas térmicas. Entretanto, a forma de armazenamento muda se a “boquinha” for feita ao longo do dia.
“Se o consumo for ocorrer mais de uma hora depois de sair de casa, os alimentos devem ser armazenados em um isopor com gelo”, aconselha Bárbara Pelicioli Riboldi, nutricionista da Clínica Nutrissoma, de Porto Alegre. Porém, é necessário ficar atento, pois, após o derretimento total do gelo, a refrigeração não é completa.
Quem não quer ter trabalho, pode apostar em alimentos pouco biodegradáveis. Bons e saborosos exemplos são as frutas, barrinhas de cereais sem chocolate, biscoitos integrais e alimentos caseiros que possam ser consumidos em temperatura ambiente. “Eles podem ser carregados em sacolas, potes ou vasilhas. Porém, depois de abertos, alimentos como os biscoitos devem ter a embalagem fechada hermeticamente e consumidos em até três dias”, ressalta Bárbara.
Volta da praia
Quem costuma devolver à geladeira as sobras do que foi levado à praia precisa se atentar aos riscos de contaminação. “Na volta para casa, o ideal é que esses alimentos sejam descartados”, recomenda Bárbara. Por isso, para evitar desperdícios, a dica é levar às areias apenas a quantidade de alimentos que será consumida durante o passeio de verão.