Saiba como agir como colega ou gestor quando uma pessoa chora no trabalho
Seja qual for o motivo, chorar é uma resposta emocional normal e saudável que ninguém deve ser forçado a reprimir.
No meio de uma discussão difícil durante sua avaliação de desempenho, uma funcionária chamada Joana finalmente se emociona e começa a chorar. Seu chefe não sabe o que fazer e lida com a situação de maneira desajeitada.
Pergunte a si mesmo: como você reagiria nessa situação? E você teria a mesma reação se não fosse Jane quem estivesse chorando, mas outro funcionário, o João?
Pode parecer que o consenso é que não se deve chorar no trabalho. Mas chorar no trabalho não é incomum.
De acordo com uma pesquisa recente da empresa de aplicativos de saúde mental Headspace, 48% dos funcionários presenciais e 44% dos funcionários híbridos já choraram por causa do trabalho. Entre os funcionários totalmente remotos, o número chegou a 70%.
Precisamos repensar nossa atitude em relação a isso. E o que você pode fazer se você ou alguém que você conhece chorar no trabalho?
É normal chorar
Existem muitos motivos diferentes pelos quais as pessoas choram no trabalho. Dificuldades em atender às demandas da carga de trabalho, conflitos interpessoais e grandes mudanças no local de trabalho são exemplos de fatores estressantes que podem contribuir para a saúde mental precária e o choro.
Mas as pessoas também podem ficar angustiadas no trabalho por motivos pessoais totalmente alheios ao trabalho. Seja qual for o motivo, chorar é uma resposta emocional normal e saudável que não deve ser reprimida.
Por que chorar no trabalho parece diferente? Chorar fora do trabalho não é incomum — é normal em casamentos, funerais e outros eventos da vida. Mas no local de trabalho, pode parecer inesperado, intenso e fora do normal, deixando a pessoa que chora e aqueles ao seu redor desconfortáveis.
O constrangimento resultante pode levar a questionamentos sobre os motivos da pessoa que chora. Ela está chorando porque está genuinamente chateada ou está tentando manipular a situação?
Se um colega ou gestor considerar o choro insincero, reagirá de maneira diferente do que se achasse que se trata de uma demonstração de emoção real. Se acreditar que o choro está relacionado a um motivo aceitável, como paixão ou cuidado pelo trabalho ou circunstâncias pessoais significativas, é mais provável que a pessoa que chora seja desculpada.
Chorar no trabalho pode impactar negativamente a progressão na carreira, especialmente se for uma ocorrência regular e afetar o desempenho.
Normas de gênero
As normas de gênero também podem ser um fator determinante no choro e na forma como os outros reagem a ele. As mulheres são mais propensas a chorar e sofrer as consequências de estereótipos negativos, incluindo serem vistas como emocionais, fracas ou pouco profissionais. Para os homens, chorar é considerado menos aceitável e uma violação dos estereótipos masculinos.
Independentemente do gênero, o medo de ser visto como pouco profissional ou pouco sincero pode desencorajar as pessoas a chorarem no trabalho. As normas sociais e a cultura de uma organização também podem influenciar a forma como as lágrimas são interpretadas.
Em alguns locais de trabalho, os funcionários podem se sentir pressionados a controlar suas emoções, enquanto em locais de trabalho mais solidários as emoções são consideradas parte da experiência humana.
Chorar é uma forma saudável de expressar e processar emoções difíceis. CasarsaGuru/Getty
Como reagir
Quando alguém está chorando no trabalho, ter algumas coisas importantes em mente pode ajudar todos os envolvidos a se sentirem vistos e apoiados. Aqui estão algumas dicas.
Para a pessoa que está chorando:
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Mude seu foco. Respire fundo e redirecione seus pensamentos. Isso permitirá que você se concentre no assunto em questão, em vez das lágrimas.
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Faça uma pausa. Peça um tempo para se recompor. Isso demonstra maturidade emocional e reconhece que seu choro pode causar desconforto aos outros.
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Reestruture a emoção. Ajude os outros a entender que sua reação vem de um lugar de cuidado e profunda paixão. Esclareça se as lágrimas estão relacionadas ao trabalho ou não, para dar perspectiva e compreensão.
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Procure ajuda se precisar. Considere fontes de apoio adicional, como um médico ou um terapeuta.
Para um gerente ou colega:
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Esteja preparado. Os trabalhadores são humanos e, às vezes, choram. Ter um local apropriado para as pessoas fazerem uma pausa — e pequenos gestos, como oferecer uma caixa de lenços — pode fazer uma grande diferença.
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Mostre empatia. Ouça ativamente, não tire conclusões precipitadas e respeite os limites. Sua reação e seu comportamento podem ter uma grande influência no que acontecerá a seguir.
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Desafie seus preconceitos. Um episódio de choro não demonstra necessariamente fraqueza ou falta de profissionalismo.
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Entenda sua zona de influência. O choro é resultado de algo sobre o qual você, como gestor, tem controle? Conheça suas responsabilidades e obrigações.
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Procure ajuda. A menos que você seja um conselheiro treinado, você não é um conselheiro treinado. Saiba quando procurar apoio profissional para você ou para outras pessoas.
Com a intensidade e a incerteza da vida, não é surpreendente que os trabalhadores fiquem sobrecarregados às vezes. Chorar é uma parte natural do comportamento humano e não deve ser uma surpresa no local de trabalho.
Os autores não prestam consultoria, trabalham, possuem ações ou recebem financiamento de qualquer empresa ou organização que se beneficiaria deste artigo e não revelaram qualquer vínculo relevante além de seus cargos acadêmicos.