PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Saiba mais sobre a 'misofonia', condição que gera aversão a alguns ruídos

Se barulhos como tosses, digitação, mastigar ou o desembrulhar de um doce te irritam, você pode ter misofonia; conheça o que é

30 abr 2024 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários

Sabe quando aquele amigo está comendo algo do seu lado e você começa a se irritar pelo mínimo de barulho que ele possa estar fazendo? Talvez você tenha misofonia e nem saiba. Recentemente, o termo ficou em alta por causa de vídeos feitos no TikTok. Confira o que é esta condição, quais os sintomas e tratamento:

Saiba o que é misofonia e quais os sintomas
Saiba o que é misofonia e quais os sintomas
Foto: Pexels / Pavel Danilyuk / Bons Fluidos
@moniquecolin Respondendo a @maryy Sofro com isso desde a infância 🥺 #misofonia #asmr #crisedeansiedade #crisedepanico ♬ som original - Monique Colin ASMR

O que é a misofonia?

Segundo o 'Jornal da USP', a misofonia - que também é conhecida como Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons - gera incômodo ao ouvir sonidos repetitivos, sejam esses de tosses, assovios, roncos, digitação, chaves se mexendo, até mesmo o desembalar de um doce ou latidos e miados. De acordo com a fonoaudióloga e psicóloga, Lisiane Holdefer, em entrevista à 'Folha de São Paulo', os ruídos não precisam, necessariamente, ser fortes e altos para causar aversão, pois eles são até imperceptíveis para outras pessoas.

Muitas vezes, ela vem acompanhada. A professora de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Tanit Ganz Sanchez, afirma que "algum grau de hiperacusia (desconforto relacionado ao volume dos sons), de fonofobia (medo irracional de exposição a sons), ansiedade, zumbido, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode ser relacionado".

Ainda que não haja causas definidas, a profissional relata que existem indícios de compatibilidade com problemas hereditários surgidos na infância ou adolescência.

Quais as reações?

Tanit atesta que o quadro possibilita algumas consequências. "A forte reação emocional negativa gera sentimentos como a raiva, o ódio, a irritabilidade e, às vezes, o nojo. Taquicardia, palpitação, sudorese e mal-estar também são associados à aversão inicial", conta.

Não se diagnostique

Apesar de o assunto ter ficado muito comentado no TikTok, não se diagnostique. A melhor opção é ir a um especialista que, muito provavelmente, irá fazer a anamnese, uma entrevista médica detalhada junto de uma série de exames, para verificar se é realmente misofonia ou algum outro diagnóstico. Caso for, o tratamento será realizado para diminuir os gatilhos aos som, mas não há a promessa de cura.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Publicidade