PUBLICIDADE

Rafa Brites sobre cicatriz da cesárea na gravidez: "Parece que está rasgando! Ficou quase roxa"

3 jan 2022 - 15h11
(atualizado em 13/1/2022 às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Especialista explica por que isso acontece e o que pode ser feito para resolver a questão. Você também sofreu mais com a cicatriz da cesárea na segunda gravidez, como a Rafa Brites?

A cicatriz da cesárea costuma deixar uma marca pequena, quase imperceptível. Quem tem tendência a formar queloide, no entanto, sofre mais com o problema. O assunto ganhou as redes sociais nesta segunda-feira (3), por conta de um post da apresentadora Rafa Brites. Em geral, pela genética, é mais provável que pessoas negras ou orientais apresentem essa característica. "Na população caucasiana, aparece menos, mas pode acontecer", explica o cirurgião plástico Wendell Uguetto, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Hospital Albert Einstein (SP), em entrevista exclusiva a BabyHome

Rafa Brites: “Precisamos falar sobre cicatriz da cesárea”. Foto: Reprodução/ Instagram
Rafa Brites: “Precisamos falar sobre cicatriz da cesárea”. Foto: Reprodução/ Instagram
Foto: BabyHome

"O queloide, na verdade, é quando a pessoa tem um corte que cicatriza muito bem - bem até demais. Quando um corte cicatriza, há um acúmulo de queratina. Nas pessoas que desenvolvem queloide, a queratina vem em excesso e aí fica fibroso", diz o especialista. É o caso de Rafa, mãe de Rocco, 4, e que está grávida novamente. 

Rafa já tinha falado anteriormente da cicatriz que ganhou depois da cesárea pela qual deu à luz seu primogênito, em 2017. Ela contou que fez diversos procedimentos para amenizar, mas a marca continuou ali. Nesta segunda-feira (3), Rafa postou uma foto em que mostra a barriga e relata como a cicatriz da cesárea voltou a incomodar na segunda gravidez. 

"Por ser uma região mais escondidinha, fica difícil de fazer uma foto boa para vocês. Fiz uma mais ou menos agora, é só dar zoom que dá para ver melhor. A minha cicatriz da cesárea já representou muitas coisas para mim. Algumas, já superei, como, por exemplo, não ter tido o tão sonhado parto 'normal'. Depois, veio uma questão estética. Nos momentos íntimos, principalmente, isso me chateava porque ela é bem grande, dura, alta e vermelha… Na nossa sociedade da perfeição, elas não são bem vindas", conta. 

Queloide na cicatriz da cesárea na segunda gravidez

Existem alguns tipos de tratamento para amenizar a aparência da cicatriz em quem desenvolve queloide. Rafa Brites fez vários deles. "Fiz todos os tratamentos existentes, corticoide, laser, refiz ela e fiz betaterapia… Mas nada adiantou. (Também, nem todo mundo tem condições financeiras para esses tratamentos). Enfim. Ela seguiu aqui. Enfim, me acostumei. A dorzinha quando colocava calça jeans, etc, tudo suportável. Até que … engravidei outra vez. E aí, minhas amigas, pensem em uma sensação que repuxa", disse ela. 

"Quanto mais a barriga cresce, mais parece que está rasgando. Por ser dura, acho que as fibras esticam e isso tem me incomodado bastante ultimamente. Como todas as manchas, pintas, seios, ficam mais escuros na gravidez, ela ficou também, quase roxa. Ultimamente, nem falo mais para o Rocco que ele saiu por ali porque ele fica assustado", relatou. 

Tem tratamento?

Segundo Uguetto, os tratamentos que existem hoje são mesmo os que a apresentadora citou. Na gravidez, como a pele estica, a cicatriz tende a esticar e a incomodar mesmo. "A possibilidade é refazer os tratamentos como refazer a cicatriz, aplicar corticoide, fazer betaterapia e usar curativos compressivos de silicone após o nascimento do segundo bebê", indica o médico. "O que vai mudar, nas formas de tratamento, é a modernização dos aparelhos usados para fazer a betaterapia, por exemplo. Eles vão ficando mais eficazes com o tempo", explica Rafa Brites. "A betaterapia é como uma radioterapia mais fraca", resume. 

Rafa Brites: "Precisamos falar sobre a cicatriz da cesárea"

Além de ser um incômodo emocional para muitas mulheres - já que a marca lembra, todos os dias, que elas não puderam, por algum motivo, ter o parto vaginal que buscavam - a cicatriz da cesárea pode atrapalhar em outros quesitos. Há quem sinta dor, há quem tenha a autoestima prejudicada e há quem tenha tudo isso ao mesmo tempo. "Quis compartilhar porque sei que muitas mulheres passam por isso e falamos pouco, não é? Queria poder dar uma dica ou solução, mas não tenho ainda. Então, quem sabe, abrir aqui nos comentários um espaço para vocês poderem falar sobre a cicatriz de vocês (até para quem tem só uma linhazinha agradecer a Deus, rs). E quem tiver dicas de pós-operatório, tratamentos ou tiver conseguido desenvolver amor pela própria cicatriz, fique à vontade", finalizou Rafa Brites.

E, pelo visto, as mulheres precisavam mesmo falar sobre o assunto, já que, em poucas horas, o post atingiu mais de 100 mil curtidas e centenas de comentários, incluindo de famosas, que também são mães, como Sandy, Monica Benini e Daniela Mercury. 

BabyHome
Compartilhar
Publicidade
Publicidade