Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que significa quando uma pessoa é acumuladora, de acordo com a psicologia?

A dificuldade em se desfazer de objetivos sem utilidade pode refletir dificuldades emocionais que interferem no bem-estar

23 dez 2025 - 10h39
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários
trekandshoot/Shutterstock
trekandshoot/Shutterstock
Foto: Minha Vida

Você conhece alguém que tem dificuldade de se desfazer de objetos, sejam itens antigos, embalagens vazias e até aparelhos quebrados? Manter lembranças, guardar objetos de valor sentimental ou até evitar o desperdício são comportamentos comuns. Mas quando o hábito de acumular começa a interferir no bem-estar, pode indicar algo mais sério.

Entender o que leva uma pessoa a acumular pode ser o primeiro passo para reconhecer sinais importantes de desequilíbrio e buscar ajuda. Entenda mais!

Saiba mais: O que significa quando uma pessoa tem muitos gatos, de acordo com a psicologia?

O que significa quando uma pessoa é acumuladora?

De acordo com Laina Amorim, psicóloga do grupo Mantevida, o hábito de acumular objetos, mesmo sem valor ou utilidade,  pode ser um sinal de alerta para transtornos psicológicos. 

Embora não exista uma única causa para o desenvolvimento do comportamento de acumular, diversos fatores podem estar envolvidos. Traumas, altos níveis de estresse, dificuldades para lidar com emoções e outras condições relacionadas à saúde mental desempenham um papel importante. Além disso, a predisposição genética também pode influenciar no surgimento desse hábito.

"A predisposição genética é um fator contribuinte, e pessoas com parentes próximos com esse transtorno têm maior probabilidade de desenvolver a condição. No entanto, a genética por si só não determina o surgimento do transtorno", esclarece a especialista.

...

Veja mais

Veja também

Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas

Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?

Psicoterapia: o que é, tipos, benefícios e quando procurar

Steve Jobs jurou que a regra dos 10 minutos o tornou mais inteligente. A neurociência moderna está descobrindo que ele estava certo

Se você responder "sim" a essas 5 perguntas, você é capaz de administrar suas emoções melhor do que pensa

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade