PUBLICIDADE

vc repórter: ação no Rio ensina mulheres a trabalhar na construção civil

8 mar 2013 - 14h46
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Ação atraiu dezenas de mulheres no centro do Rio de Janeiro
Ação atraiu dezenas de mulheres no centro do Rio de Janeiro
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

O projeto Mão na Massa, que capacita mulheres para trabalharem na construção civil, promoveu uma ação no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, das 8h às 13h desta sexta-feira, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. De acordo com a coordenadora do projeto, Norma Sá, a ideia da ação foi aproximar ainda mais as mulheres de tarefas básicas tidas como trabalho “de homem”, como trocar resistência de chuveiros e fazer conserto de tomadas.

“Muitas donas de casa que querem aprender pequenos reparos, serviços rápidos, compareceram no local em que a ação aconteceu. A adesão foi grande e os homens se surpreenderam com as mulheres fazendo esse tipo de serviço”, afirmou Norma. “Existem homens que ainda acham que isso é serviço só de homem, mas a maioria apoia e diz que a mulher tem que dominar todos os terrenos”, completou.

O projeto Mão na Massa foi idealizado pela engenheira civil Deise Gravina, e busca transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ideia é destinada a mulheres de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao quinto ano do Ensino Fundamental, e busca a formação profissional e inserção de pedreiras, carpinteiras de fôrma, pintoras e eletricistas em canteiro de obras.

A qualificação profissional é gratuita para as participantes do projeto. Além das aulas e do diploma, elas recebem equipamento de proteção individual e um kit de ferramentas para iniciar serviços e gerar renda após a qualificação. 

“Começamos o projeto em 2008 e percebemos que as pessoas assimilam a permanência das mulheres na construção civil”, comemorou Norma Sá.

Ainda neste Dia Internacional da Mulher, mulheres do projeto darão uma palestra na Unisuam para alunos de engenharia, às 19h. “Queremos que apostem na mão de obra feminina. A ideia dessas palestras é a formação de futuros empregadores, para colocar na cabeça deles que não devem pensar somente em pedreiros, mas também em pedreiras”, afirmou Norma.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade