PUBLICIDADE

Roberto Leal revela luta de dois anos contra câncer

Durante o tratamento, o cantor acabou desenvolvendo duas cataratas e um deslocamento de retina

3 jan 2019 - 11h44
Compartilhar
Exibir comentários

Aos 67 anos, o cantor Roberto Leal, conhecido pelos sucessos "Arrebita" e "Bate o Pé", revelou no último domingo (30/12) no programa "Domingo Show", da Record TV, que está enfrentando um câncer há dois anos.

Foto: Divulgação/Alexandre Azevedo
Foto: Divulgação/Alexandre Azevedo
Foto: Getty Images / Minha Vida

Após a descoberta da doença, o músico diminuiu o ritmo de trabalho, porém essa é a primeira vez que ele fala sobre o assunto. Durante a entrevista, Roberto contou que o câncer começou a se manifestar depois dele sentir fortes dores nas costas e que escondeu a doença do público por ter sentido a necessidade de se isolar para conseguir superá-la.

"Era uma dor que começava no final da coluna, chamada hérnia discal, que se estendia para a minha perna direita e a deixava adormecida. Tinha horas em que eu não sentia sequer a perna do joelho para baixo", contou ao apresentador do programa, Geraldo Luis.

De acordo com o cantor, para o tratamento ele precisou se submeter a três cirurgias e 10 sessões de radioterapia. Contudo, neste período Roberto Leal acabou desenvolvendo duas cataratas e o avanço do tumor provocou um deslocamento de retina, que pode acabar causando uma cegueira no futuro.

O cantor afirmou que não tem medo de morrer e disse estar confiante no tratamento. "Se realmente cheguei a esta situação, se este caminho é o único caminho possível, eu não tenho escolha, mas voltar para atrás, não. Isso é próprio de alguém que sabe que há uma luz no fim do túnel, e eu sei e tenho certeza que o amor vencerá toda a dor", completou.

O que é câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. As células saudáveis se multiplicam quando necessário e morrem quando o organismo não precisa mais delas. O câncer ocorre quando o aumento de células do corpo está fora de controle, e elas se dividem muito rápido. Também pode ocorrer quando a célula "se esquece" de morrer.

Existem diversos tipos de câncer. O câncer pode se desenvolver em qualquer órgão ou tecido, como, por exemplo, o pulmão, o cólon, a mama, a pele, os ossos ou os tecidos neurais. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula.

São previstos 576 mil casos novos de câncer no Brasil por ano. O tumor mais incidente é o câncer de pele do tipo não melanoma (182 mil casos), seguido por câncer de próstata (68,8 mil), câncer de mama (57,1 mil), câncer de intestino (33 mil) e câncer de pulmão (27 mil).

Veja os principais fatores de risco, como diagnosticar e tratar o câncer.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade