O que significa não se sentir feliz o tempo todo?
Entender a tristeza ajuda a cuidar das emoções e saber quando é hora de procurar ajuda.
Vivemos em uma época em que parece obrigatório estar bem o tempo todo. Nas redes sociais, todo mundo aparenta estar sempre feliz, produtivo e realizado. Mas, na vida real, isso não acontece bem assim. Sentir tristeza em alguns momentos é parte natural da experiência humana e não significa, automaticamente, que algo está errado.
De acordo com a psicóloga Débora Moura, do Grupo Mantevida, em um artigo anterior do MinhaVida, a tristeza não deve ser considerada uma vilã. "A tristeza, quando bem gerida, pode até ter um papel positivo no autoconhecimento e no crescimento pessoal. No entanto, quando se torna crônica ou debilitante, é importante adotar estratégias para lidar melhor com ela".
Leia mais: Você se isola quando está triste? A psicologia explica porque isso acontece
Reprimir emoções pode piorar a situação
Segundo Débora, a forma mais saudável de lidar com a tristeza é permitir que ela exista. Ignorar ou fingir que está tudo bem pode trazer consequências. "Ao reprimir a emoção, a médio ou longo prazo o indivíduo pode desenvolver problemas emocionais mais profundos, como ansiedade e depressão", explica a especialista.
...
Veja também
Sêneca, filósofo romano: "Os seres humanos erram ao viver no futuro como se o tempo fosse garantido"