PUBLICIDADE

Homens sem filhos são mais deprimidos que mulheres, diz estudo

3 abr 2013 20h42
| atualizado às 20h42
ver comentários
Publicidade

Se você pensa que a ausência de filhos incomoda mais as mulheres, está enganado. Homens que não são pais se sentem mais isolados, deprimidos, irritados e tristes do que elas. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Keele, no Reino Unido. Os dados são do jornal Daily Mail. 
 
O levantamento contou com informações de um questionário online respondido por 27 homens e 81 mulheres, com idades entre 20 e 66 anos, que não tinham crianças. Constatou que 59% delas e 63% deles queriam ter filhos. Para elas, o motivo é mais desejo pessoal e impulso biológico. A explicação deles tende a ser pressões culturais, sociais e familiares. 
 
Dos homens que tinham desejo de ter descendentes, metade passou por isolamento por não os ter, em comparação com 27% delas. Fora isso, 38% deles enfrentaram depressão, contra 27% delas. Um em cada quatro experimentou raiva em comparação com 18% delas. Tristeza atingiu 56% deles e 43% delas. No entanto, os homens não sentiram culpa por não ter filhos, mas 16% delas, sim. 
 
Os cientistas também avaliaram 125 pessoas com filhos. Descobriram que 59% das mães queriam mais crianças, contra 55% dos pais. Quando o assunto é desejar mais descendentes e pensar não ser capaz de tê-los, as mulheres mostraram níveis mais elevados de raiva, depressão, culpa, isolamento, tristeza e desejo que os homens.

<p>Por outro lado, eles se mostraram menos culpados por não terem filhos em relação às mulheres</p>
Por outro lado, eles se mostraram menos culpados por não terem filhos em relação às mulheres
Foto: Getty Images

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade