Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Harmonize corretamente vinhos e espumantes na ceia

2 dez 2011 - 11h39
Compartilhar

Não é só de peru, tender e frutas secas que se faz um ceia de Natal. A escolha de um bom vinho e do espumante também é fundamental para que o jantar seja inesquecível. "O ideal é servir apenas dois tipos de vinho durante a noite, como um espumante de entrada e um tinto ou branco seco na sequencia, com a comida", afirma Antônio Raimundo Cosmo, sommelier do Barbacoa Campinas.

Se forem servidos dois tipos de vinho durante a ceia, a sequência correta é um branco para iniciar e só depois servir o vinho tinto
Se forem servidos dois tipos de vinho durante a ceia, a sequência correta é um branco para iniciar e só depois servir o vinho tinto
Foto: Dreamstime / Terra

A sequência dos vinhos também é importante. "O ideal seria escolher apenas um vinho para a noite, mas se optar por um tinto e um branco, a sequência correta é um branco para iniciar e só depois o tinto", explica Cosmo.

Recepção

Antes da ceia, é comum que famílias sirvam algumas entradinhas. Podem ser petiscos, canapés e até pratos mais simples específicos da época do Natal. "Para a recepção dos convidados, a melhor bebida a ser servida é sempre um espumante, pois tem leveza e frescor. Até mesmo um nacional é uma ótima opção", afirma Cosmo.

Ceia

Pratos como peru, Chester e tender não podem faltar no jantar natalino. "Em toda festa existe uma estrela. No caso do Natal, a ceia está em primeiro lugar", afirma o sommelier. "Por isso sugiro que o vinho escolhido seja um branco, com teor de acidez elevado para neutralizar a gordura do pernil, tendo em vista que já foi servido um espumante de entrada", recomenda Raimundo.

Peixes

Há famílias que também optam pela preparação de peixes, como o bacalhau. Para esses pratos, o sommelier sugere um tipo diferente de vinho. "Em geral, é melhor escolher vinhos verdes, que são mais frescos e leves. O sabor salgado prevalece no bacalhau, por isso recomendo um mais leve com características ácidas", diz.

Doce x salgado

Outra preocupação fica por conta dos pratos que são servidos com acompanhamentos doces, como frutas (abacaxi, figo, maça) e caldas doces (mel). "É muito complicado quando tentamos harmonizar um vinho com condimentos doces. Nesse caso, a ideia é servir um vinho mais leve", afirma o sommelier. "Se for um tinto, a ideia é que não tenha envelhecimento em barrica de carvalho", sugere.

Sobremesa

Frutas secas e diversos tipos de sobremesas também fazem parte da ceia de Natal. Nesse momento, a pedida é uma bebida mais adocicada. "Vinhos de maior untuosidade são boas pedidas. Os espumantes de uva moscatel são excelentes pedidas para essas ocasiões", garante Raimundo.

Brinde da meia-noite

Quando os sinos tocam meia-noite, é comum as famílias realizarem um brinde. A bebida apropriada para essa ocasião é o espumante. "De preferência um mais leve, pois nesse caso ninguém vai se preocupar com a qualidade do produto ou harmonizar com a bebida servida antes. O objetivo será brindar e comemorar a data festiva", afirma.

Cross Content

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra