Vovó Lego combate a falta de acessibilidade construindo rampas com o brinquedo
Há diversos locais que estão longe de serem considerados acessíveis, isso porque não possuem rampas para quem possui cadeira de rodas ou menus em braille
Há diversos locais que estão longe de serem considerados com acessibilidade, isso porque não possuem rampas para quem possui cadeira de rodas ou menus em braille. Sendo assim, Rita Ebel, que também é cadeirante, decidiu mudar este cenário. Confira:
Vovó Lego combate a falta de acessibilidade com o brinquedo
Há 25 anos, Ebel sabe o que é estar em uma cadeira de rodas e ir a lugares sem acessibilidade. E para ela, "qualquer um pode acabar subitamente em uma situação que os coloca em uma", disse à Reuters. Então para ajudar quem se encontra na mesma situação, decidiu colocar a mão na massa.
Atualmente, já está recebendo pedidos de diversas partes do mundo e, por isso, passa de duas a três horas construindo as rampas com inúmeras peças de Lego, unidas por cola. Confira um pouco do processo abaixo:
Como adaptar casas com idosos para evitar quedas?
Estudos apontam que é possível evitar 90% dos casos de fraturas decorrentes de quedas com medidas simples, como instalação de cercas e lonas em piscinas. O fisioterapeuta especialista em traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Cadu Ramos, comenta o que é preciso adaptar em casa para evitar o problema.
Segundo Cadu, em casa, banheiro e cozinha são os ambientes mais perigosos para os acidentes e, quando se trata de idosos e crianças, o problema fica ainda mais grave já que os idosos, por exemplo, possuem a musculatura mais rígida e fraca e eles possuem mais desequilíbrio. Daí, os prejuízos de queda podem ser irreversíveis. Para prevenir, Cadu revela dicas simples podem salvar vidas. e leia a matéria completa.