PUBLICIDADE

Frutas para o período menstrual: saiba quais são as mais indicadas

As frutas e os vegetais são indispensáveis nesse tempo

19 fev 2024 - 11h45
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Resumidamente, o ciclo menstrual corresponde às alterações hormonais fisiológicas, que acontecem no corpo de uma mulher. Esse período ainda traz dúvidas sobre o que deve ou não pertencer à dieta. Dessa maneira, as nutricionistas Beatriz Finizola e Natália Barros vão indicar frutas para o período menstrual.

Frutas para o período menstrual
Frutas para o período menstrual
Foto: Shutterstock / Sport Life

Primeiramente, alguma fruta é contraindicada no período menstrual?

"Não há impedimento para consumo de frutas no período menstrual. A alimentação saudável em geral auxilia muito na prevenção da TPM (Tensão pré-menstrual) em mulheres e nos sintomas durante o ciclo menstrual, sendo interessante o consumo de frutas e vegetais", garante Beatriz em entrevista exclusiva para o Sport Life.

A sugestão de consumo de frutas para o período menstrual

Abacate e banana

Abacate ficou famoso pelo seu índice glicêmico baixo, isto é, torna-se mais uma opção tanto na TPM quanto para quem objetiva o emagrecimento. E a banana figura como importante pela sua riqueza de vitamina B6, que atua na produção de serotonina.

"O abacate e a banana são interessantes por estimularem a produção de serotonina, hormônio do humor e do bem-estar. O abacate também possui vitamina E, que pode ajudar a diminuir sensibilidades durante esse período", alega Finizola.

Ameixa e mamão

Essas frutas são aceitas para esse ciclo devido a função intestinal e que podem diminuir desconfortos abdominais. "Priorizar frutas com antioxidantes, como mamão. O mamão é uma fruta rica em nutrientes, um alimento in natura, que pode fazer parte da alimentação diária sem problemas", detalha em contato com a reportagem a nutricionista Natália Barros.

Qual é o padrão alimentar correto no período menstrual?

"A alimentação rica em vitaminas A, B6, magnésio e aminoácidos como tirosina e triptofano é capaz de reduzir alguns sintomas da TPM. As frutas em geral são sempre bem-vindas e trazem diversos benefícios, mas nesse período algumas podem se destacar por atenuar alguns sintomas", encerra Beatriz Finizola.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade