PUBLICIDADE

Mais de 1 bilhão de toneladas de refeições são jogadas fora diariamente em todo o mundo

Famintos do mundo poderiam ser alimentados apenas com comida desperdiçada, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

2 abr 2024 - 19h20
Compartilhar
Exibir comentários
Mais de um bilhão de toneladas de refeições são jogadas fora diariamente em todo o mundo
Mais de um bilhão de toneladas de refeições são jogadas fora diariamente em todo o mundo
Foto: Roman Mykhalchuk/iStock

O desperdício alimentar é um desafio global que tem impactos significativos no meio ambiente, na vida da população e na economia. A cada ano, grandes quantidades de alimentos são desperdiçados em todas as etapas, desde a produção agrícola até o consumo final.

Na última quarta-feira (27), constando essas informações, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) divulgou dados alarmantes com base em informações de 2022: aproximadamente mais de um bilhão de toneladas de refeições são jogadas fora diariamente em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o desperdício em relação ao consumo doméstico seja de 94 kg por pessoa ao ano.

Diversos fatores contribuem para o desperdício alimentar, incluindo questões climáticas e falta de organização em relação às quantidades. As casas são as maiores responsáveis por esse desperdício, seguidas pelos restaurantes.

''Seria realmente possível alimentar todas as pessoas atualmente famintas no mundo com uma refeição por dia, apenas com a comida que é desperdiçada a cada ano'', diz Richard Swannell, do Wrap -organização que fez parte do estudo. As informações são do portal ICL Notícias.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade