PUBLICIDADE

O que observar nos rótulos dos alimentos? Nutricionista ensina

Mesmo com a correria das compras do supermercado, é importante ter atenção na composição dos produtos

2 abr 2024 - 18h42
Compartilhar
Exibir comentários
Você também fica em dúvida sobre o que é mais saudável quando vai ao supermercado?
Você também fica em dúvida sobre o que é mais saudável quando vai ao supermercado?
Foto: iStock

Aquelas pequenas letras que aparecem na embalagem de um produto embalado carregam uma grande importância, especialmente para quem deseja manter uma alimentação equilibrada.

Segundo a nutricionista Maya Vadiveloo, em uma matéria escrita por Alice Callahan para o Estadão, é essencial analisar as informações nutricionais presentes nessas letras para entender a composição de um produto.

Elementos como gramas de açúcar, presença de grãos integrais, quantidade de fibras e teor de sódio são cruciais para determinar a qualidade nutricional de um alimento. Essa análise pode ser realizada diretamente no supermercado:

  • Ao escolher sopas enlatadas e molhos em conserva, é mais adequado optar pelas opções com baixo teor de sódio.
  • Em pães e cereais, a presença de grãos integrais na composição é um indicativo de qualidade. Além disso, é importante que apresentem três gramas de fibra e menos de cinco gramas de açúcar por porção.
  • Iogurtes aromatizados devem conter menos de cinco gramas de açúcar por porção, ou até mesmo dá para optar por versões sem adição de açúcar, pois é possível adicionar ingredientes como mel e baunilha em casa para acrescentar sabor.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade