Itália e Brasil celebram 150 anos de imigração com vinhos na Serra Gaúcha
Feira internacional reúne mais de 430 marcas e promove intercâmbio entre vinícolas italianas e brasileiras em Bento Gonçalves
Itália e Brasil comemoram 150 anos de imigração italiana com feira internacional de vinhos na Serra Gaúcha, reunindo mais de 430 marcas e promovendo intercâmbio cultural e comercial.
País com a maior produção de vinhos no mundo, a Itália tem fortes ligações com a Serra Gaúcha, região onde mais se produzem vinhos e espumantes no Brasil.
A fim de estreitar ainda mais tais relações, promovendo o intercâmbio comercial e tecnológico, a embaixada italiana marca forte presença na Wine South América (WSA), a 5ª edição da Feira de Negócios do Vinho, que acontece em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, até a próxima quinta-feira, 9. O evento reúne mais de quatrocentos e trinta marcas nacionais e internacionais, com recorde de expositores e de participação de vinícolas brasileiras. A programação é totalmente dedicada aos profissionais do mercado do vinho.
Ronaldo Padovani, Analista de Negócios do Italian Trade Agency (ITA), explicou a importância da troca de conhecimentos e experiências diante da grandeza dos dois países no que diz respeito à vinificação.
"A gente quer transformar essa feira em uma plataforma para lançar os produtos italianos em toda a América Latina. Investimos para isso. São aproximadamente quatrocentos rótulos de todas as regiões da Itália, ou seja, quem quiser realmente conhecer os vinhos italianos pode fazer isso na feira", contou, antes pontuar os aspectos mais relevantes que podem ser aprimorados pelos empresários e produtores brasileiros.
"A coisa mais importante para qualquer empresário é a internacionalização, pois assim aprende-se outras maneiras de apresentar certos produtos, além de compreender que existem necessidades que vão muito além do próprio entorno. No Brasil, como temos dimensões continentais, lidar com clientes do Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, São Paulo e diversas regiões, já acaba sendo uma forma de 'internacionalização'. Estar exposto a culturas diferentes é importante para crescer cada vez mais", destacou.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), esteve presente no evento na terça-feira, 6, e ressaltou a importância da feira para a serra gaúcha, especialmente pelo fato de o mês de maio marcar os 150 anos de comemoração da imigração italiana no estado.
"É claro que esta será uma feira marcada especialmente pelos negócios. Várias pessoas estão circulando por aqui e a gente deseja que os negócios aconteçam efetivamente em bom volume, e tragam prosperidade a todos. Mas é uma feira também de valorização da autoestima, da confiança, e desse orgulho de uma região que continua vencendo desafios a cada momento".
A WSA é direcionada a profissionais do segmento do vinho e reúne diversas importadoras do Brasil, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes, hotéis, e-commerces, mercados e supermercados, distribuidoras e atacadistas.
*O repórter viajou para Bento Gonçalves (RS) a convite do Governo da Itália.