Vinho engorda? Médica responde
O vinho é uma bebida que harmoniza com diversas ocasiões: seja a dois, em uma noite romântica, na resenha descontraída com amigos ou simplesmente sozinho no sofá com um filminho. Apreciado por sua complexidade de sabores e aromas, ele é parte integrante de culturas e celebrações. No entanto, com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, surge uma dúvida frequente: vinho engorda?
"Sim, caso consumido em excesso. Uma taça tem cerca de 120 a 150 calorias. Portanto, se consumido com frequência e sem compensação na dieta, pode contribuir para o ganho de peso", orienta a médica nutróloga Dra. Sandra Lúcia Fernandes, professora do curso de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Nutrologia.
"Lembrando que o suco concentrado de uva também contém o resveratrol (conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias) sendo uma opção que pode ser utilizada diariamente", complementa.
Segredo está na moderação
Se consumido em excesso e sem considerar o restante da sua dieta e estilo de vida, o vinho pode engordar. Como qualquer alimento ou bebida calórica, o vinho contribui para o balanço energético total. Se você ingere mais calorias do que gasta, independentemente da fonte, o resultado será o ganho de peso.
No entanto, o vinho também pode ser parte de um estilo de vida saudável, se consumido com moderação. A moderação é a chave. Para a maioria dos adultos saudáveis, isso significa:
Para mulheres: Até uma taça de vinho por dia (aproximadamente 150 ml).
Para homens: Até duas taças de vinho por dia (aproximadamente 300 ml).