Álcool prejudica os ganhos de massa muscular?
Quem busca otimizar seus resultados na academia, se preocupa com a relação entre o consumo de álcool e o ganho de massa muscular. Seria a cerveja com os amigos do fim de semana ou o vinho no jantar vilões para seus objetivos de hipertrofia?
"Sim, o consumo de álcool pode prejudicar o ganho de massa muscular, principalmente quando é em excesso. Isso acontece por alguns motivos. Primeiro, porque o álcool interfere na síntese de proteínas, essencial para a construção dos músculos", explica Amanda Figueiredo Nutricionista Clínica pela USP.
A bebida alcoólica também aumenta a degradação muscular e compromete a recuperação após os treinos. "Também pode reduzir os níveis de hormônios importantes para o crescimento muscular, como a testosterona", destaca.
Outro ponto importante é que o álcool é calórico e pobre em nutrientes, o que pode favorecer o acúmulo de gordura corporal e dificultar a definição muscular.
Qual é o consumo indicado para não prejudicar?
Segundo a especialista, não existe um consumo de álcool totalmente livre de riscos, inclusive quando o objetivo é ganhar massa muscular.
"Fatores individuais, como idade, histórico de doenças, uso de medicamentos e predisposição genética, podem influenciar bastante nessa recomendação", diz.
Mas, de forma geral, considera-se consumo moderado até uma dose por dia para mulheres e até duas doses por dia para homens. "Ainda assim, mesmo essa quantidade pode não ser segura para todos. Por isso, é fundamental buscar orientação de um profissional de saúde para avaliar cada caso de forma individualizada", conclui.