Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mantenha a saúde e a boa forma sem exagerar na comida típica de inverno

25 jul 2009 - 16h51
Compartilhar

Feijoada, sopa cremosa, fondue, queijo, rabada, chocolate quente, vinho. Não há como negar que o cardápio de inverno é uma tentação e tanto. O problema é o fato de ser muito calórico e gorduroso, e o seu consumo constante prejudicar tanto a saúde quanto a beleza.



Veja receitas light:
» Fondue light de queijo

» Sopa de milho e batata

» Quiche Light De Brócolis

» Feijoada leve


Os reflexos de apreciar sem moderação as delícias típicas dos meses frios, principalmente quando a atividade física não faz parte da rotina, são o acúmulo de gordurinhas indesejáveis, principalmente na cintura e no quadril, e o aumento de peso. Além de prejudicar a aparência, os hábitos alimentares inadequados estão associados a malefícios mais graves. "O ganho de peso e de gordura aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares", diz a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Existe ainda a possibilidade de os pratos gordurosos intensificarem a produção de oleosidade da pele em quem tem essa tendência. "Tem-se observado que algumas pessoas com pele gordurosa e acne pioram nitidamente por conta da alimentação, mas é uma questão muito discutida. É comprovado que o calor da água do banho piora a oleosidade, a acne e a seborreia. A alimentação pode agravar, mas não é o fator principal", diz a dermatologista Célia Kalil, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

As hortaliças costumam ficar de fora das refeições assim que os termômetros passam a registrar temperaturas mais baixas. A situação diminui o consumo de vitaminas e minerais importantes. De acordo com a diretora da SBD, entre as possíveis conseqüências estéticas estão unhas quebradiças, cabelos fracos e pele oleosa, com descamação ou ressecada.

Inverno
É fato que o organismo realmente precisa de mais calorias quando a temperatura cai, porque o corpo aumenta o gasto de energia para manter-se aquecido. "Em média, necessitamos de 150 calorias a mais. Esse gasto energético não é tão grande e não pode ser compensado por excessos alimentares. O fato de consumir produtos com temperaturas mais quentes, como chás e frutas aquecidas, já compensa a perda de calor do organismo", diz a nutricionista Alessandra.

O que torna ainda mais difícil de resistir às tentações de inverno é que a perda elevada de energia tem como reflexo maior apetite e preferência por alimentos altamente calóricos, ricos em carboidratos (como massas, tubérculos e açúcares) e gorduras (alguns queijos e caldos, feijoadas). Portanto, não é à toa que a população, em média, chega a engordar 2kg a 3kg no inverno, como informa a nutricionista.

O resultado, tempos depois, é sempre o mesmo: a corrida desenfreada para ficar de bem com a balança e chegar em forma no verão. Os apressados normalmente apelam para as dietas radicais e a prática excessiva de exercícios, o que definitivamente não traz benefícios à saúde. Eliminar do prato mais do que deveria, por exemplo, leva à baixa ingestão de calorias.

"Com o tempo, uma série de conseqüências pode aparecer, como indisposição, cansaço, tendência à infecção, deficiência de cicatrizações de feridas, falência respiratória, insuficiência cardíaca, diminuição da síntese de proteínas, diminuição da produção de suco gástrico", diz Alessandra.

Substituições
Engana-se quem pensa que a salvação para os pecados da gula está em cumprir a difícil tarefa de abolir as iguarias deliciosas. O ideal é a moderação, sabendo parar na hora que estiver satisfeito e nunca comer e beber a ponto de sentir-se "estufado".

Se é impossível resistir às tentações, por que não torná-las menos calóricas e gordurosas? A substituição é a palavra de ordem. No caso do fondue de queijo tradicional, por exemplo, que conta com o sabor dos queijos gruyere e emental, além do pão italiano, cada porção tem, em média, 920 calorias. O valor cai para 400 caso aposte em uma receita com vegetais e creme de queijo light, usando couve-flor, brócolis, abobrinha, frango, queijo cottage, leite desnatado e queijo parmesão light ralado.

Não abre mão de uma xícara de chocolate quente? Troque a opção feita com o doce convencional e açúcar, que soma 210 calorias, por uma com leite desnatado e achocolatado light, totalizando 95 calorias, além de ser menos gorduroso.

Molhos dão um toque especial nos pratos, mas também elevam o total de calorias. Cada colher de sopa de molho branco à base de creme de leite, por exemplo, acrescenta 47 à refeição. Que tal preferir um simples de tomate, com apenas 15?

Outras dicas simples são substituir as sopas cremosas ricas em gorduras por caldos de canja, inhame, legumes ou mandioca. Prefira queijos magros (minas light, ricota e cottage) aos gordos (provolone, gorgonzola, queijos curados). Utilize pastas de vegetais, como a de berinjela aquecida, para acompanhar torradas.

No caso do vinho, a regra continua a ser moderação. Cada taça de 125ml da bebida fornece 107 calorias. Os enófilos que se cuidem.

Como ninguém é de ferro, quando organizar uma noitada regada a vinho e à base de muitos queijos, a sugestão da nutricionista Alessandra é manter uma alimentação leve e balanceada durante o dia. Depois, é só se permitir desfrutar desse pequeno prazer esporádico sem sentir culpa.

Essenciais
Durante o inverno, as hortaliças, que costumam ser deixadas de lado, são essenciais. As frutas, em especial as cítricas, e os vegetais verdes-escuros são fontes de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras infecções respiratórias.

Riscar essas variedades do cardápio prejudica a quantidade de vitaminas e minerais consumidos, além de reduzir a ingestão de fibras. "E o agravante é que o fato de se consumir mais gordura na época do frio aumenta ainda mais a necessidade de ingestão de fibras para evitar a absorção do excesso de gordura", diz a professora de nutrição.

A profissional enfatiza o consumo de três alimentos enquanto o frio dá o seu ar da graça, porque fortalecem a imunidade: mel, limão e alho.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra