0

Receita de caipirinha para acertar de vez!

13 out 2020
11h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Guia da Cozinha - Receita de caipirinha para acertar de vez!
Guia da Cozinha - Receita de caipirinha para acertar de vez!
Foto: Guia da Cozinha

Você foi enganada(o) sua vida inteira e agora o Guia da Cozinha chegou para trazer verdades sobre a caipirinha!

Essa bebida é a representação brasileira em um copo de drink. Super deliciosa, leva limão, cachaça, xarope de açúcar e gelo. No final do Ciclo do Ouro, em 1790, Paraty tinha 87 engenhocas de fabricar aguardente e lá foi o berço dessa famosa e amada bebida: a caipirinha!

Já virou tradição fazer caipirinha de forma errada em vários lugares do Brasil afora. Normalmente, o modo de preparo em vários estabelecimentos diz que o limão deve ser esmagado em um copo baixo com açúcar. Em seguida você enche o copo com gelo quebrado e completa com a cachaça. E essa forma é totalmente inconsistente, uma vez que não tem as mesmas proporções de ingredientes e cada caipirinha acaba saindo de um jeito, algumas com mais álcool, outras com mais limão e tem aquelas terríveis cheias de gelo que ficam aguadas rapidamente.

Espremer o limão direto no copo é um equívoco, pois cada limão produz uma quantidade diferente de suco, ou seja, diferentes proporções toda vez. Ainda que seja regulada a quantidade de limão, o copo de drink fica cheio de bagaço do limão, o que sempre atrapalha a experiência, pois só ocupam espaço no copo e dificulta aproveitar a bebida.

O ideal é sempre servir a caipirinha em um copo mais alto e sem elementos sólidos desnecessários na bebida, para que haja espaço para a cachaça! Outro erro bem comum é usar açúcar em vez de xarope de açúcar, porque o açúcar sem um agente diluidor demora para se dissolver quando é posto diretamente no drink e não há coisa pior que uma bebida com grãos mastigáveis de açúcar!

Receita correta de caipirinha

Ingredientes

  • 60 ml cachaça
  • 45 ml suco de limão
  • 30 ml xarope de açúcar

Modo de preparo

Para o xarope de açúcar:
Dissolva, em uma panela no fogo baixo, 1 medida de açúcar e a mesma proporção de água (isso é o chamado xarope 1:1) ou 2 medidas de açúcar e 1 medida (da mesma usada pro açúcar) de água (xarope 2:1, esse fica mais denso). Quando dissolver o açúcar por completo, deixe esfriar em temperatura ambiente (coloque em uma garrafa de vidro para guardar se você fizer em grandes quantidades).

Dicas:
Sim, você pode usar qualquer medida (se usou 1 colher de açúcar, coloque 1 colher de água para o xarope 1:1 ou 2 colheres de açúcar e 1 colher de água se for fazer o xarope 2:1), mas sempre é ideal fazer com pelo menos um copo, pois o que sobrar de xarope você pode adicionar em outros preparos, como em bolos, sucos etc! Basicamente, o xarope de açúcar é o açúcar sólido transformado em forma líquida. Ele diluído é muito melhor em várias receitas, principalmente em bebidas. Experimente adoçar seu suco ou vitamina com xarope de açúcar numa próxima vez! Ele rende bastante e dura muito tempo na geladeira.

Para a caipirinha:
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira
Acrescente gelo
Bata tudo vigorosamente por 20 segundos
Coe transferindo para um copo de old fashioned com pedras grandes de gelo
Finalize com uma rodela de limão e, se quiser, com um pedaço delicado de cana de açúcar

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Guia da Cozinha
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade