Muitos acontecimentos importantes marcaram o ano de 2022. De mortes impactantes a eventos grandiosos como a Copa do Mundo, os últimos 12 meses foram agitados.
Foto: cottonbro pexels / Flipar
Por isso, em vez de relembrar os fatos quentes do ano de maneira geral, o FLIPAR vai ainda mais fundo e te contar quais foram os acontecimentos inéditos de 2022. Confere aí!
Foto: Kelly Sikkema Unsplash / Flipar
Com certeza um dos fatos mais marcantes do ano de 2022 foi o início da guerra na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro. O confronto provocou aumento dos preços dos alimentos e combustível.
Foto: wikimedia commons Міністерство оборони України / Flipar
Entre outras razões, houve um aumento de 10,6% na inflação da zona do euro ao longo do ano, o maior acréscimo desde o início da série de estatísticas europeias em 1997.
Foto: Tumisu por Pixabay / Flipar
O conflito na Ucrânia também provocou outro recorde em 2022. O ano teve o maior fluxo de refugiados na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial!
Foto: reprodução cnn brasil / Flipar
No mundo todo, o número de deslocados forçados, de diferentes países, superou os cem milhões pela primeira vez na história!
Foto: Ahmed akacha pexels / Flipar
O ano de 2022 também ganhou novos capítulos na crise ambiental. A Europa teve o verão mais quente da história e as áreas com registros de queimadas foram as mais extensas já registradas: mais de 600 mil hectares!
Foto: reprodução tv record / Flipar
No mundo todo, as emissões de gases de combustíveis fósseis também foram as mais altas já registradas.
Foto: Ralf Vetterle por Pixabay / Flipar
Em resposta aos testes aéreos feitos por Coreia do Sul e Estados Unidos em conjunto, a Coreia do Norte bateu recorde e disparou, em apenas 24 horas, 23 mísseis no mar do Japão.
Foto: reprodução sbt / Flipar
A morte da Rainha Elizabeth II foi um dos principais acontecimentos de 2022. Estimativas apontam que cerca de 250 mil pessoas teriam formado a fila para prestar uma homenagem junto ao caixão da monarca, o que seria um recorde!
Foto: reprodução cnn brasil / Flipar
Embora Elon Musk tenha deixado de ser o homem mais rico do mundo no fim de 2022, ele pôde ostentar esse título durante praticamente o ano inteiro.
Foto: Debbie Rowe - Wikimédia Commons / Flipar
Depois de comprar a rede social Twitter por 44 bilhões de dólares, o bilionário demitiu metade dos funcionários e deixou a plataforma na corda bamba.
Foto: reprodução twitter / Flipar
A coleção de arte do já falecido cofundador da Microsoft, Paul Allen, foi leiloada por um valor recorde em Nova York: 1,62 bilhão de dólares!
Foto: wikimedia commons Miles Harris / Flipar
A coletânea incluía quadros de de Georges Seurat, Paul Cézanne, Vincent Van Gogh (foto) e Gustav Klimt.
Foto: domínio público / Flipar
No esporte, o tenista espanhol Rafael Nadal quebrou o próprio recorde ao vencer pela 14ª vez o torneio de Roland Garros, em junho.
Foto: wikimedia commons Vinod Divakaran / Flipar
Com 22 títulos de Grand Slam (os torneios chamados de “majors”), ele se tornou o maior campeão da história entre os homens, superando o sérvio Novak Djokovic (21 títulos) e o Suíço Roger Federer (20 títulos).
Foto: wikimedia commons / Flipar
Ainda assim, Nadal fica abaixo da norte-americana Serena Williams, que detém 23 títulos do Grand Slam.
Foto: wikimedia commons Edwin Martinez / Flipar
Na música, também tiveram marcas importantes. O décimo álbum da cantora Taylor Swift, por exemplo, bateu o recorde de álbum mais ouvido em um único dia no Spotify. Dez de suas músicas ocuparam os 10 primeiros lugares da “Billboard Hot 100”, um feito inédito e impressionante!
Foto: Cosmopolitan UK / Flipar
A cantora norte-americana também quebrou outro recorde em 2022, esse negativo. Segundo a agência de marketing “Yard”, Taylor Swift foi considerada a “celebridade mais poluente do ano”, por conta de seus vários voos em jatos privados.
Foto: wikimedia commons GabboT / Flipar
A população do planeta Terra cresceu ainda mais em 2022 e bateu mais um recorde ao superar a marca de 8 bilhões de pessoas!
Foto: WikiImages por Pixabay / Flipar
Segundo a Organização das Nações Unidas, esse pode ser considerado um “crescimento sem precedentes” já que, há 22 anos, em 1950, o planeta ainda tinha “apenas” 2,5 bilhões de habitantes.
Foto: Sofia Terzoni por Pixabay / Flipar
A Nasa conseguiu, pela primeira vez, alterar a trajetória de um asteroide depois de atingi-lo com uma espaçonave. O objetivo era testar se rochas espaciais que podem representar uma ameaça à Terra poderiam ser desviadas com segurança.
Foto: Frantisek Krejci por Pixabay / Flipar
Em um estudo, eles encontraram amostras de microplásticos em 80% das pessoas testadas. Segundo os cientistas, os pedaços têm menos de 5mm de comprimento e são gerados a partir de pedaços maiores que se decompõem no solo e no mar. As consequências disso, porém, ainda são desconhecidas.
Foto: wikimedia commons Oregon State University / Flipar
Entre as várias marcas inéditas da Copa do Mundo de 2022, algumas se destacaram. Foi a primeira vez que o torneio foi disputado em um país árabe ou muçulmano.
Foto: reprodução / fifa / Flipar
Também foi a primeira vez que um jogo de Copa foi apitado por uma mulher, a francesa Stephanie Frappart, no jogo Alemanha x Costa Rica.
Foto: wikimedia commons El Loko Foto / Flipar
Outro fato bem marcante dessa Copa do Mundo foi a chegada de Marrocos às semifinais, o melhor resultado de um país africano na história da competição! Quem aí torceu para os marroquinos?
Foto: reprodução cazetv / Flipar
Em dezembro, uma tempestade de neve muito intensa atingiu 9 estados americanos e matou mais de 60 pessoas, além de deixar 1.7 milhão sem energia elétrica. Foi Nevasca do Século.