O que você precisa saber sobre a troca de silicone
Quando o silicone precisa ser substituído? Cirurgião alerta sobre sinais que não podem ser ignorados
Quando, afinal, a troca da prótese de silicone realmente se faz necessária? O prazo de validade dos implantes são determinantes para a substituição? Existem alguns sinais que merecem atenção.
Nos últimos anos, a exposição de casos de troca de silicone nas redes sociais, muitas vezes protagonizada por celebridades e influenciadoras, aumentou o alerta sobre riscos e sintomas.
Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos nas próteses reduziram consideravelmente a taxa de falhas, mas não eliminaram totalmente a possibilidade de intercorrências. Por isso, é necessário o acompanhamento regular de um cirurgião plástico e atenção aos sinais do corpo que são fundamentais para identificar o momento certo de considerar a troca.
Para orientar o público sobre quando buscar ajuda, quais sinais merecem atenção e como funciona o processo de substituição, o dr. Paulo Ricardo Rocha, cirurgião plástico, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), responde às principais perguntas sobre o tema.
Quando é necessária a troca de prótese de silicone?
"A necessidade de troca de prótese pode variar por diferentes motivos, o primeiro e mais comum é relacionado diretamente a vontade do paciente, em segundo lugar alguma necessidade vinculado ao procedimento relacionadas ao corpo humano, como envelhecimento ou oscilações no peso corporal e em terceiro lugar alguma complicação existente como contratura ou rompimento da prótese, entre outros motivos, esses são os mais comuns.
Prazo de validade da prótese sabemos que não é um motivo para troca. Realizando seguimento regular e estando tudo bem o tempo não determina motivo para troca."
Como a avaliação especializada ajuda a diferenciar alterações naturais do implante de complicações reais que exigem intervenção?
"O exame físico associado ao exame de imagem serão de grande valia para a diferenciação e documentação do diagnóstico. Porém, a experiência do profissional é o ponto chave para o diagnóstico e o tratamento certeiro."
De que forma os avanços nas técnicas e nos materiais tornam a troca de silicone mais segura quando realizada por um profissional experiente?
"Hoje realizamos profilaxia intencional e buscamos técnicas e tecnologias que irão promover maior segurança, menor manipulação, maior durabilidade e satisfação do paciente tanto em cirurgia primária ou secundária."