5 tratamentos para combater a flacidez após emagrecimento rápido
Tratamentos modernos para recuperar firmeza e viço
Especialista revela como rosto e corpo podem recuperar firmeza e viço da pele após o boom dos medicamentos injetáveis
As canetas emagrecedoras viraram febre no Brasil e os números mostram o tamanho desse movimento. Só em 2025, a importação de medicamentos injetáveis para emagrecimento, como Ozempic e Mounjaro, movimentou cerca de R$ 9 bilhões. Um crescimento de 88% em relação ao ano anterior, superando até as importações de celulares. A promessa de perda de peso rápida vem se cumprindo para muitas pessoas. Mas, junto com os quilos eliminados, um novo incômodo começou a aparecer nos consultórios: flacidez no rosto e no corpo, perda de volume, aparência mais cansada e queda na firmeza da pele, efeito popularmente conhecido como "rosto do emagrecimento".
Segundo a médica especialista em Medicina Estética, Dra. Karoline Araújo, quando o emagrecimento acontece de forma acelerada, a pele não consegue acompanhar a mudança do corpo. "Os pacientes chegam muito satisfeitos com o novo peso, mas incomodados com a flacidez facial e corporal, principalmente em regiões como rosto, abdômen, braços e coxas. A perda rápida de gordura compromete a sustentação dos tecidos, o que acelera o aspecto de envelhecimento da pele", explica.
A boa notícia é que a medicina estética já conta com tratamentos modernos que ajudam a recuperar firmeza, contorno e qualidade da pele, tanto no rosto quanto no corpo. A especialista lista os mais indicados após o emagrecimento acelerado:
Preenchimento com ácido hialurônico para devolver volume e sustentação
Muito utilizado na face, o ácido hialurônico ajuda a repor áreas que perderam volume, como bochechas, olheiras, sulcos e contorno do maxilar, devolvendo um aspecto mais descansado e harmônico. Em casos selecionados, também pode auxiliar na melhora do contorno corporal.
Bioestimuladores de colágeno para firmeza progressiva da pele
Aplicados tanto no rosto quanto em regiões do corpo como abdômen, braços e glúteos, esses injetáveis estimulam o próprio organismo a produzir colágeno, promovendo melhora gradual da flacidez e da textura da pele ao longo dos meses.
Fios de tração para lifting sem cirurgia
Os fios ajudam a reposicionar os tecidos da face, redefinindo o contorno e combatendo a flacidez de forma imediata e progressiva. Também podem ser utilizados em áreas corporais específicas para melhorar a sustentação da pele.
Bioremodeladores teciduais para hidratação profunda e elasticidade
Esses tratamentos injetáveis atuam na qualidade da pele, promovendo hidratação intensa, mais viço, elasticidade e aparência saudável, sendo indicados tanto para o rosto quanto para regiões corporais que sofreram com o emagrecimento rápido.
Tecnologias de estímulo de colágeno, como radiofrequência
Procedimentos que aquecem as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a firmeza, a textura e o aspecto da flacidez, com ótimos resultados faciais e corporais.
Para a especialista, o segredo está na combinação personalizada de técnicas. "Mais do que escolher um procedimento, é fundamental escolher bem o profissional. Todos esses tratamentos são altamente operador-dependentes, e a técnica, o planejamento e o olhar individualizado fazem toda a diferença nos resultados e na segurança. A combinação correta devolve firmeza, qualidade de pele e naturalidade, sempre respeitando o corpo de cada paciente", finaliza a Dra. Karoline Araújo, que também é a responsável técnica pela Clínica Aloe, em Brasília.