Cães conseguem sentir cheiro de estresse em seres humanos, diz pesquisa
Pesquisa mostra que cães conseguem sentir o cheiro do estresse humano e ficam mais cautelosos e "pessimistas" quando expostos a altos níveis de cortisol
Se você chega em casa estressado depois de um longo dia de trabalho, é bem possível que seu cachorro perceba - e sofra os efeitos disso. Uma nova pesquisa realizada pelas universidades de Bristol e Cardiff, no Reino Unido, mostrou que os cães conseguem sentir o cheiro do estresse humano e, em resposta, ficam mais cautelosos e com comportamento considerado "pessimista".
Como foi feito o estudo
O experimento, publicado na revista Scientific Reports, envolveu 18 cães de diferentes raças e idades. Para coletar os estímulos, os pesquisadores pediram a voluntários humanos que passassem por situações de estresse: improvisar um discurso e resolver um desafio matemático. Em seguida, os mesmos voluntários participaram de um momento relaxante, assistindo a vídeos da natureza em um ambiente confortável e tranquilo.
Durante as duas situações, os cientistas coletaram amostras de suor dos participantes, já que o hormônio cortisol, liberado em grandes quantidades em momentos de tensão, pode ser detectado pelo olfato dos cães.
O teste dos potes
Enquanto isso, os cães eram treinados em uma dinâmica simples: em um ponto da sala sempre havia um pote com petisco, e em outro, um pote vazio. Rapidamente, eles aprenderam o padrão e passaram a ir direto ao recipiente premiado.
Mas o desafio veio depois. Os pesquisadores colocaram apenas um pote no centro da sala, em posição ambígua. Quando o animal se aproximava rápido, cheio de expectativa, era interpretado como um comportamento "otimista". Quando demorava ou evitava o pote, era sinal de uma postura "pessimista".
Ao apresentar os cheiros dos voluntários estressados, os cães se mostraram menos dispostos a conferir se havia comida no pote central. Isso revelou um comportamento mais reservado. Já os odores de pessoas relaxadas não alteraram os resultados em relação ao cenário normal.
O impacto do estresse humano nos cães
Esse é o primeiro estudo que mostra não apenas que os cachorros detectam o estresse pelo olfato, mas também que isso afeta diretamente suas emoções. E o detalhe importante: não é necessário que o cheiro venha do dono, já que os cães reagiram até a amostras de pessoas desconhecidas.
Mas o que isso significa na prática? Se os cães conseguem absorver o estresse humano, fica claro que o ambiente emocional no qual vivem tem grande influência em seu comportamento e até em seu humor. Por isso, cuidar da própria saúde mental também é uma forma de cuidar do bem-estar do seu pet.
Adote um amigo
Que tal ter um novo amigo peludo e encher a casa de amor? Abaixo alguns cães que estão disponíveis para adoção em SP:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram