PUBLICIDADE

Creme de iogurte e mel feito em casa ajuda a tratar manchas

17 mar 2014 07h09
ver comentários
Publicidade

Cicatriz de espinha, excesso de sol sem proteção adequada e até mesmo questões hormonais e genéticas podem contribuir para o surgimento de indesejáveis manchas na pele, problema que pode ser atenuado com peeling, laser e cremes com ácidos. Paralelamente ao tratamento recomendado pelo dermatologista, pode ser associado o uso de um clareador caseiro.

Na receita não é incluído ácido, elemento bastante utilizado nas composições para normalizar o tom da pele, mas que pode sensibilizá-la devido à exposição solar intensa. Por isso, aprenda, a seguir, a preparar a solução em casa.

Creme clareador caseiro

Ingredientes
1 colher (de sopa) de leite ou iogurte
1 colher (de chá) de mel
1 colher (de chá) de suco de aloe vera

Modo de preparo
Junte todos os ingredientes em um refratário de vidro e misture-os até formar uma papa homogênea. Aplique sobre a mancha todos os dias, pela manhã, e deixe agir por 20 minutos. Passado esse tempo, basta lavar o rosto com água morna.

“Os cremes caseiros mais eficazes são à base de mel, leite ou camomila, pois todos possuem substâncias anti-inflamatórias”, afirma Cristiane Braga, dermatologista especializada em medicina estética e preventiva. Porém, mesmo com bom desempenho, o truque deve ser acompanhado e validado com um especialista, pois pode provocar reações alérgicas ou inflamatórias, dependendo do estado da cútis.

Cuidado com as manchas
Marcas claras sobre a pele são o foco do tratamento com o produto feito em casa, já que tonalidades mais pigmentadas tendem a esconder problemas sérios. “Toda mancha acastanhada ou escura deve ser examinada por um médico, principalmente se forem manifestadas alterações de borda, assimetria, coceira ou dor, pois isso pode significar alguma transformação maligna”, explica Cristiane.

Fonte: Agência Hélice
Publicidade
Publicidade