Ganhe tempo! Cabelo saudável é mais fácil de cuidar

2 mai 2017
08h00
atualizado em 17/5/2017 às 12h49

Quem nunca precisou passar um bom tempo em frente ao espelho tentando desembaraçar os fios logo depois de acordar? Além de serem difíceis de pentear, cabelos embaraçáveis são bem mais propensos à queda e a doenças dermatológicas que afetam o couro cabeludo.

Penteie o cabelo quando ele estiver seco, já que fios molhados são mais sensíveis
Penteie o cabelo quando ele estiver seco, já que fios molhados são mais sensíveis
Foto: rbv - iStock

A principal causa do cabelo embaraçado é o ressecamento, que pode ser resultado do excesso de química, sol, piscina e até herança genética. Cabelos crespos e cacheados, por exemplo, são normalmente mais ressecados do que os lisos.

Pode parecer óbvio, mas usar o produto certo é essencial na hora de cuidar das suas madeixas. O ideal é que você invista na hidratação dos fios, com shampoos, condicionadores e cremes específicos.

Além disso, alguns hábitos também ajudam nesse processo: pentear os fios antes de dormir pode ser uma boa alternativa; se você tiver o cabelo comprido, faça uma trança frouxa para não machucar o couro cabeludo enquanto dorme.

Se o seu cabelo for curtinho, coloque grampos e prenda-os na parte de trás da cabeça.

Outra dica é trocar os lençóis e as fronhas de algodão por cetim. O atrito do cabelo com esse tecido é menor, o que contribui para os fios não se embolarem.

Como pentear

Caso você precise, de fato, apelar para o pente, é necessário ter cuidado e paciência para não quebrar os fios durante o processo. Se somente algumas mechas estiverem embaraçadas, nunca tente arrumá-las quando os fios estiverem molhados, já que eles são mais frágeis nessa hora.

Antes do banho, separe as partes do cabelo que precisam ser desembaraçadas e, com ajuda de um leave-in, penteie delicadamente com uma escova de dentes largos.

Se o problema for geral e não em uma área específica, comece pelas pontas e, depois, vá subindo até chegar à raiz. Ah! Nunca comece de cima para baixo, pois o nó pode ficar pior e você danificará mais as pontas.

Cuidando dos cabelos da raiz às pontas, você ganhará um tempo valioso sem desembaraçar os fios. Faça o teste!

TC

compartilhe

publicidade
publicidade