0

Vitamina C: veja 10 alimentos que são fonte do nutriente

27 mai 2014
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Alguns nutrientes são fundamentais para o bom desenvolvimento do organismo de crianças e adolescentes. Um deles é a vitamina C. Suas propriedades são inúmeras e atuam em várias frentes: como antioxidante, reduzindo a fadiga, na síntese de colágeno e na cicatrização de feridas.

“Não está comprovado que previne resfriados comuns, mas estudos têm demonstrado que a diminuição do período da doença e a melhoria dos sintomas são devido à ingestão da vitamina C”, comenta Andrezza Botelho, nutricionista e diretora da clínica que leva o seu nome.

Crianças entre 4 a 8 anos devem consumir cerca de 25 mg/dia; adolescentes, entre 9 a 13 anos, 65 mg/dia; e a partir dos 14 anos, a ingestão precisa ser de 70 mg/dia. Essa recomendação para adolescentes, por exemplo, pode ser suprida com 180 gramas (cerca de duas xícaras) de brócolis cozido, que fornece 64 mg de vitamina C no total. 

Quando consumir 
Frutas, como laranja, limão, kiwi, ameixa, podem ser ingeridos no café da manhã, lanches e como sobremesa. Já os vegetais, como o espinafre, vão bem como parte das refeições no almoço ou jantar. “Vale ainda servir logo após a criança praticar uma atividade física, por conta de seu poder antioxidante”, recomenda a nutricionista, que alerta: “É importante consumir fontes de vitamina C nas principais refeições para a melhor absorção do ferro.”

Fruta ou suco
“A estabilidade da vitamina C nos sucos de frutas é determinada pela natureza deles, sendo que os cítricos são os mais ricos. Mas ela é rapidamente perdida, por ser solúvel em água”, explica Andrezza. Por isso, o ideal é variar e apostar no suco e nas frutas. Mas não deixe os alimentos frescos estocados por um longo período de tempo. “Isso também pode reduzir os teores da vitamina C”, conclui. 

 

Fonte: Qualitá
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade