Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Além do verde: saiba o que é 'Biofobia' e como o transtorno nos afasta da saúde

Entenda como a aversão à natureza, enraizada em nosso passado evolutivo, pode impactar o bem-estar moderno e os esforços de conservação

6 jan 2026 - 12h42
Compartilhar
Exibir comentários

Diversas pesquisas comprovam que mergulhar no verde, ter contato com o meio ambiente traz inúmeros benefícios à saúde: reduz drasticamente os níveis de estresse, fortalece o sistema imunológico e potencializa o foco de crianças e adultos. No entanto, para uma parcela da população, essa experiência não é relaxante, mas sim fonte de desconforto ou pavor — um fenômeno conhecido como biofobia.

Biofobia: medo do meio ambiente, animais e do verde, em geral
Biofobia: medo do meio ambiente, animais e do verde, em geral
Foto: Canva / Bons Fluidos

Biofobia: aversão ao verde

Enquanto o termo biofilia, popularizado pelo biólogo Edward O. Wilson, descreve nossa tendência inata de buscar conexão com a vida e sistemas naturais, a biofobia representa o oposto: um medo ou repulsa por seres vivos e ambientes selvagens.

A American Psychological Association definiu como "o medo em relação a certas espécies e a aversão geral à natureza que cria um desejo de se afiliar à tecnologia e outros artefatos, interesses e construções humanas, em vez de animais, paisagens e outros elementos do mundo natural". No passado, era um mecanismo de sobrevivência: este pavor fazia com que os humanos se preocupassem com predadores, plantas venenosas ou ambientes perigosos.

Segundo Johan Kjellberg Jensen, que publicou o estudo no site The Conversation, essa fobia do 'verde' tem sido negligenciada. Infelizmente, quando alguém evita parques ou trilhas por medo irracional de insetos, animais ou da própria "solidão" do mato, essa pessoa perde os benefícios terapêuticos da natureza. Além disso, a biofobia cria uma barreira emocional que dificulta o apoio a políticas de conservação; afinal, é difícil proteger aquilo que nos causa aversão.

Tratamento

Compreender que o ser humano transita entre o encantamento e o medo é essencial para a ciência. Somente ao estudar essa gama completa de emoções poderemos criar estratégias mais eficazes para reconectar a sociedade ao planeta de forma saudável e sustentável. Em termos de tratamentos, existem saídas. No entanto, não é possível falar em algo instantâneo ou milagroso. É processo. Uma das linhas envolve a exposição gradual à natureza, além de tratamentos químicos. Tudo, claro, com apoio profissional.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade